logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Congresso Abrasel Discute Inovação e Saúde Mental para Fortalecer o Setor de Alimentação

COMPARTILHE

No dia 17 de outubro, Brasília foi palco do 38º Congresso Nacional Abrasel, um evento que trouxe à tona discussões sobre produtividade nas empresas, gestão eficiente de pessoas e o fortalecimento da liderança feminina no setor de alimentação fora do lar. Durante as palestras, especialistas em suas áreas abordaram a necessidade de implementar modelos de trabalho mais flexíveis, ressaltando a crescente importância das questões relacionadas à saúde mental dos colaboradores e o papel da capacitação no aumento da participação feminina no mundo empresarial.

Um dos painéis mais discutidos foi intitulado “Trabalho Intermitente: a Jornada Flexível como Opção Viável no Brasil”. Com a presença do juiz federal do trabalho Marlos Melek, da cofundadora da CECON, Sônia Schimit, e do empresário Beto Pinheiro, as falas giraram em torno da importância de atualizar o debate sobre produtividade. Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, enfatizou que o trabalho flexível é fundamental para atender às demandas do setor, alertando sobre os efeitos que mudanças na escala de trabalho podem ter na produtividade.

Marlos Melek esclareceu que o contrato intermitente assegura direitos trabalhistas conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), permitindo que os empregados sejam chamados conforme as necessidades do empregador. Ele defendeu a ideia de que o Estado deve se envolver minimamente na relação entre empregadores e empregados, e a e a necessidade de reavaliar os modelos de contratação tradicional à luz das alterações no mercado de trabalho.

Outro painel abordou uma atualização pesada na Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que agora inclui os riscos psicossociais nas diretrizes de saúde e segurança no trabalho. O psicólogo Paulo Jelihovschi destacou que, em 2025, o Brasil registrou cerca de 500 mil afastamentos relacionados a problemas psicológicos, um problema que tem impacto direto na produtividade das empresas. O médico do trabalho Renan Azevedo Borges e Lívia Azevedo, diretora de Felicidade Corporativa, enfatizaram que a promoção de um ambiente de trabalho saudável não é uma questão de grandes investimentos, mas se baseia em práticas de liderança que incentivam a comunicação e o apoio entre as equipes.

Para concluir a programação, o painel “O Empreender Feminino: Formação e Qualificação no Centro do Debate” abordou a importância da capacitação contínua e da criação de redes de apoio para mulheres no empreendedorismo. As participantes, Babi Frazão e Louise Machado, discutiram a necessidade de não apenas formação técnica, mas também o desenvolvimento de habilidades essenciais de liderança. A troca de experiências e a visibilidade de histórias de empreendedoras foram destacadas como formas de inspirar mais mulheres a ingressar no setor, fortalecendo assim a economia.

A cobertura completa do evento está disponível na plataforma Conexão Abrasel, onde interessados podem acessar as gravações dos painéis e se aprofundar nas discussões que moldam o futuro do setor.

Com informações e fotos da Abrasel/BR

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade