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WhatsApp representa 26% do faturamento de delivery em bares e restaurantes, diz pesquisa da Abrasel.

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O setor de entrega de comida tem passado por transformações significativas nos últimos anos, impulsionadas principalmente pelo avanço da tecnologia e mudanças no comportamento do consumidor. Um dos principais destaques é o aumento do uso do WhatsApp como canal de pedidos, que já representa 26% do faturamento com delivery de bares e restaurantes, de acordo com uma pesquisa realizada pela Abrasel.

A pesquisa, que contou com a participação de 2.176 donos de estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar em todo o Brasil, também revelou que a penetração do WhatsApp no mercado de delivery é de 63%, ainda atrás dos marketplaces de terceiros, como o iFood. No entanto, a tendência é de crescimento, com 78% dos restaurantes utilizando esses canais em 2025.

Além do WhatsApp, as plataformas de terceiros ainda correspondem por 54% do faturamento, seguido pelo app/site próprio do estabelecimento (12%) e pedidos por telefone (8%). A popularização do WhatsApp também vem impulsionando o uso de inteligência artificial no atendimento, com 38% dos estabelecimentos já utilizando algum nível de automação.

No entanto, apesar do crescimento do delivery, a pesquisa aponta que houve uma ligeira queda na presença do setor de alimentação fora do lar. O número de estabelecimentos que operam com essa modalidade caiu de 78% para 71% entre 2022 e 2025, principalmente devido a questões de viabilidade financeira e dificuldades estruturais.

Dentro do cenário de entrega, os modelos também variam entre entregadores próprios, empresas terceirizadas e autônomos. Enquanto 39% dos estabelecimentos mantêm entregadores próprios, 36% operam por meio de contratos full-service, 30% contratam empresas terceirizadas e 26% recorrem a entregadores autônomos por demanda.

Diante dessas mudanças, é fundamental que os bares e restaurantes estejam atentos às novas demandas do mercado e busquem estratégias que garantam a sustentabilidade do serviço de delivery. A diversificação nos modelos de entrega, o uso de tecnologias como o WhatsApp e a oferta de um atendimento cada vez mais eficiente são essenciais para acompanhar essa evolução no setor.

Com informações e fotos da Abrasel/BR

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