logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Empreendedorismo feminino se destaca em Congresso Abrasel com foco na capacitação e liderança

COMPARTILHE

O crescente protagonismo feminino no setor de alimentação fora do lar é um tema que ganha cada vez mais destaque. Recentemente, uma pesquisa realizada por uma respeitável instituição mostrou que as mulheres já representam 49% da força de trabalho nesse setor, com um percentual ainda mais expressivo no mercado formal, onde somam 55%. Essa ascensão é visível também na liderança de bares e restaurantes; em 2026, um estudo apontou que elas estão à frente de 52,7% das empresas do ramo, superando em mais de 70 mil os negócios geridos por homens.

No entanto, essa crescente participação feminina também traz à tona desafios significativos. Para discutir esses aspectos e a importância da capacitação para mulheres empreendedoras, a chef Babi Frazão, proprietária do Afeto Restaurante e conhecida por sua vitória no MasterChef Profissionais, participará do 38º Congresso Abrasel. O evento, programado para o dia 17 de junho, será realizado no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, e contará com transmissão online gratuita para todo o Brasil.

Babi destaca a relevância de unir a paixão e o talento natural da mulher à formação técnica e à gestão eficiente, crucial para se firmar como uma líder de sucesso no setor. Ela ressaltou que ocupar posições de destaque exige habilidades contínuas e uma visão estratégica que valorize a identidade culinária e a qualidade do serviço prestado.

O evento é uma plataforma para discutir como fortalecer o protagonismo feminino por meio da capacitação, abordando diretamente os desafios que surgem nessa trajetória. Luiza Campos, líder de ASG da Abrasel, enfatiza que a evolução do setor deve ser acompanhada de representatividade, garantindo que as mulheres possam não apenas participar, mas também liderar.

Com cursos em renomadas instituições, como Le Cordon Bleu e o Instituto Argentino de Gastronomia, Babi Frazão atualmente também é professora em um curso superior de gastronomia. Seu perfil no Instagram oferece um vislumbre sobre a vida de uma chef, mãe e empresária, permitindo que suas experiências ecoem além das paredes de seu restaurante.

O Congresso Abrasel, que se destaca como uma das principais reuniões do país voltadas para empreendedores do setor, vai além de um simples encontro. Com o tema “Escuta humana. Voz coletiva. Impacto real.”, sua 38ª edição busca promover um ambiente propício para a troca de conhecimentos e desenvolvimento de soluções para os desafios do dia a dia. A programação inclui palestras e painéis, e as inscrições podem ser feitas no site oficial do evento.

A crescente inclusão feminina no setor alimentício é um sinal de transformação e um convite à reflexão sobre o futuro. Com a capacitação adequada e a valorização das experiências de mulheres como Babi Frazão, é possível construir um setor mais forte e representativo, onde todos tenham espaço para brilhar.

Com informações e fotos da Abrasel/BR

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade