Com a chegada da Semana Santa, o setor de alimentação fora do lar enfrenta desafios para equilibrar o aumento dos insumos com a demanda dos consumidores por chocolates e ovos de Páscoa. O aumento do preço do cacau, decorrente de crises climáticas na região africana que produz 70% da lavoura mundial, tem impactado diretamente no valor final dos produtos. De acordo com dados do IPCA, o preço da barra de chocolate subiu 16,53% em 12 meses, enquanto o preço do cacau aumentou 189%, chegando a 300%, segundo a Associação Brasileira da Indústria da Alimentação (Abia).
Essa realidade tem levado empreendedores do setor a buscar alternativas para driblar os custos elevados dos insumos. Empresários como Elisa Dayrell, dona da Espetacular Doceria em Belo Horizonte, e Marília Lima, sócia da confeitaria Cenoradas em São Paulo, têm buscado estratégias criativas para manter a qualidade dos produtos e não afastar os clientes com aumentos significativos nos preços.
Elisa, por exemplo, está optando por produzir ovos recheados de doce de leite e utilizar caramelo como substituto do cacau em alguns produtos. Além disso, ela diversificou as formas de pagamento e antecipou a divulgação das vendas para atender melhor o público. Já Marília, que estocou cacau antes do aumento de preços, está investindo em novos produtos, como cenourinhas e bombons em formato de coelhinho, para oferecer opções mais acessíveis aos clientes.
Diante do cenário de preços elevados dos ovos de Páscoa, os consumidores estão buscando por alternativas mais em conta, o que tem impulsionado a criatividade e inovação dos empreendedores do setor. A expectativa é que, mesmo com os desafios enfrentados devido aos custos dos insumos, o feriado da Semana Santa seja positivo para os negócios, com a maioria dos empresários esperando um aumento no faturamento em relação ao ano anterior.
A tendência observada é que, além dos tradicionais ovos de Páscoa, os consumidores estão buscando por produtos que remetam à data, como lembrancinhas e itens temáticos, abrindo espaço para a diversificação dos produtos oferecidos no mercado. Com estratégias empresariais criativas e adaptáveis, os empreendedores do setor de alimentação fora do lar buscam manter a rentabilidade dos negócios e atender às expectativas dos consumidores durante o período festivo da Páscoa.
Com informações e fotos da Abrasel/BR