A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, conhecida como COP 30, motiva ações em prol da sustentabilidade em diversos setores, incluindo o de alimentação fora do lar. Em resposta a essa demanda, a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) lançou duas cartilhas voltadas para a promoção de práticas sustentáveis versadas à realidade dos estabelecimentos. Disponíveis gratuitamente no portal Conexão Abrasel, esses materiais buscam equipar os empreendedores com ferramentas práticas para implementar mudanças que não só beneficiam o meio ambiente, mas que também podem gerar economia.
Resultados de uma pesquisa realizada pela Abrasel em conjunto com o Sebrae mostraram que uma grande parte dos consumidores (74%) considera essencial que os estabelecimentos adotem práticas que minimizem os impactos ambientais. Com isso em mente, a cartilha intitulada “50 Dicas Sustentáveis para Bares, Restaurantes e Lanchonetes” foi elaborada. O documento contém uma série de sugestões práticas e estratégicas para que os negócios se adaptem a um público cada vez mais consciente e exigente em relação à sustentabilidade.
Além dessa, a “Cartilha de Mobilização da Equipe” traz orientações para o engajamento dos colaboradores, ressaltando a importância do compromisso coletivo na implementação das práticas sustentáveis. Embora o foco imediato seja no estado do Pará, que deve observar um aumento considerável no fluxo de pessoas durante a COP 30, o conteúdo é abrangente e serve para estabelecimentos em todo o país.
As cartilhas estão organizadas por blocos temáticos, abordando gestão de resíduos, eficiência energética e responsabilidade socioambiental, o que as torna aplicáveis a diferentes tipos e tamanhos de negócios. Segundo Luiza Campos, líder de ASG da Abrasel, esse esforço representa um marco importante para que o setor, alinhado com os desafios globais, mostre seu compromisso com a sustentabilidade.
Esta iniciativa da Abrasel visa não apenas a adequação dos estabelecimentos às normas e expectativas ambientais contemporâneas, mas também a criação de um legado que perdure além do evento, solidificando a cultura da sustentabilidade no setor de alimentação fora do lar. Os interessados podem acessar as cartilhas e outras informações adicionais pela plataforma Conexão Abrasel, promovendo uma mudança significativa na forma como os negócios podem se relacionar com o meio ambiente e seus consumidores.
Com informações e fotos da Abrasel/BR













