logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Novo estudo busca identificar a “impressão digital” da carne bovina gaúcha em relação à saúde humana

COMPARTILHE

Um grupo de mais de 20 pesquisadores de diferentes instituições brasileiras está envolvido em um estudo abrangente que visa caracterizar a carne produzida no Rio Grande do Sul. A pesquisa é liderada pela Embrapa Pecuária Sul e tem como objetivo principal relacionar o ambiente produtivo e os impactos da carne na saúde humana. As técnicas utilizadas incluem a metabolômica, que é uma ciência avançada que analisa os sistemas biológicos dos animais para entender melhor a composição da carne em relação ao ambiente de criação.

Além disso, a inteligência computacional será empregada para definir perfis nutricionais vinculados aos diferentes sistemas produtivos que influenciam a qualidade da carne. As informações geradas serão disponibilizadas para a sociedade e poderão auxiliar na elaboração do Guia Alimentar para a População Brasileira, oferecendo dados mais precisos sobre a carne produzida no Rio Grande do Sul. O objetivo final é desenvolver metodologias que possam ser aplicadas em pesquisas em outras regiões do Brasil.

O estudo também tem como objetivo combater desinformações sobre a composição das carnes brasileiras e os potenciais impactos de seu consumo na saúde humana. A equipe multidisciplinar, composta por pesquisadores de diferentes áreas de atuação, está trabalhando em conjunto para analisar os sistemas de produção de gado de corte mais comuns no estado e relacionar suas características com a qualidade da carne produzida.

As análises irão considerar dados dos ambientes produtivos e de laboratório, coletando informações sobre o tipo de alimentação dos animais, raça, sexo, idade do abate, entre outros fatores. As amostras de carne serão analisadas através de técnicas inovadoras, como a metabolômica, para identificar os metabólitos presentes na carne e entender melhor sua composição.

Os resultados do estudo serão disponibilizados para a sociedade em um dossiê com as características da carne nos diferentes sistemas de produção, auxiliando na tomada de decisões conscientes sobre a inclusão da carne na dieta. Além disso, os dados coletados poderão contribuir para a valorização da carne gaúcha, abrindo novos mercados e estabelecendo padrões de qualidade.

O projeto liderado pela Embrapa Pecuária Sul tem o potencial de expandir seus conhecimentos para outras regiões do Brasil, permitindo a aplicação das metodologias desenvolvidas em pesquisas futuras. A pesquisa visa fornecer informações precisas e confiáveis sobre a carne produzida no país, combatendo desinformações e promovendo a saúde e o bem-estar dos consumidores.

Com informações da Embrapa
Fotos: Foto: Elen Nalério / Embrapa

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade