logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Novo software EstriboSim revoluciona planejamento forrageiro e impacta financeiramente pecuaristas na Região Sul.

COMPARTILHE

A Embrapa Pecuária Sul (RS) lançará oficialmente no evento Universo Pecuária, em Lavras do Sul (RS), entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro, uma nova tecnologia voltada para o setor agropecuário. O software web, denominado EstriboSim, foi desenvolvido em parceria com a Lotus Web Systems e tem como objetivo auxiliar pecuaristas e técnicos no uso da cultivar BRS Estribo de capim-sudão.

A cultivar BRS Estribo, desenvolvida pela Embrapa, tem sido utilizada com sucesso há mais de dez anos na Região Sul do Brasil. O software EstriboSim realiza análises bioeconômicas, estimando ganhos ou perdas financeiras aos produtores com base nos indicadores fornecidos por eles. O objetivo é proporcionar mais segurança e previsibilidade dos retornos produtivos e financeiros nas fazendas, considerando a complexidade e as variáveis que influenciam a atividade pecuária.

O software calcula cenários de lucro operacional potencial por hectare, levando em conta variáveis como custo da pastagem por hectare, preço de comercialização do animal e produtividade. Com uma interface amigável e acessível, o EstriboSim apresenta os resultados de forma visual, destacando desempenhos lucrativos, situações de equilíbrio e prejuízos. Além disso, também indica fatores para a obtenção de lucro, como produtividade mínima, custo máximo de implantação e preço mínimo de comercialização.

O EstriboSim simula três situações diferentes para cada parâmetro inserido, permitindo que os produtores visualizem de forma clara e objetiva como diferentes cenários podem impactar seus resultados financeiros. A ferramenta gera laudos personalizados que auxiliam na implementação das melhores práticas de manejo, contribuindo para uma tomada de decisão mais assertiva e reduzindo riscos.

A tecnologia do BRS Estribo tem se mostrado eficiente e produtiva na pecuária de corte e leite na Região Sul do Brasil. De acordo com dados da Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul (Apassul), a BRS Estribo é a segunda cultivar de espécie forrageira mais produzida e comercializada no estado. Com um ciclo longo, alta produção de forragem e flexibilidade de manejo, a cultivar se destaca pela capacidade de perfilhamento, rebrote e produtividade.

O desenvolvimento do software EstriboSim é resultado de uma parceria entre a Embrapa, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Associação Sul-Brasileira para o Fomento e a Pesquisa de Forrageiras (Sulpasto). A iniciativa busca desenvolver e lançar cultivares de espécies forrageiras adaptadas à Região Sul do Brasil, promovendo o avanço e a eficiência do setor agropecuário.

O lançamento oficial do EstriboSim acontecerá no evento Universo Pecuária, em Lavras do Sul, e marca um passo importante na aplicabilidade de tecnologias inovadoras para o setor agropecuário. Com a expansão prevista para outras cultivares e tecnologias, o EstriboSim se firma como uma ferramenta versátil e essencial para auxiliar produtores e técnicos a obterem melhores resultados em suas atividades.

Com informações da Embrapa
Fotos: Foto: Manuela Bergamim / Embrapa

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade