logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Arthur Lira Propõe Tornar Permanente Reunião Anual de Parlamentares Mulheres no P20

COMPARTILHE

No encerramento de um evento histórico realizado em 2 de julho de 2024, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), propôs que a reunião de parlamentares mulheres se torne um evento permanente dentro do P20. Esta iniciativa foi sugerida durante o primeiro encontro de representantes femininas dos países membros do G20, onde Lira ressaltou a importância de consolidar a participação feminina em todas as esferas da política e da sociedade. Ele destacou que este evento revela os desafios e soluções necessários para aumentar a representatividade feminina, afirmando que a presidência brasileira do P20 vê essa jornada como “uma viagem sem volta.”

Durante o encontro, as parlamentares decidiram apoiar uma série de 17 recomendações. As propostas têm como objetivos centrais: aumentar a participação das mulheres nas decisões políticas, combater a crise climática e promover a igualdade econômica. Entre as recomendações, destaca-se a importância de iniciar, anualmente, as sessões do P20 com reuniões das mulheres parlamentares, além de incorporar os direitos das mulheres nas políticas e orçamentos dos países membros. As parlamentares também sugeriram que os parlamentos reconheçam que as mulheres são afetadas de maneira diferente por medidas legais e institucionais e reforcem o financiamento de políticas relacionadas à mudança climática considerando os impactos diferenciados entre homens e mulheres.

Outras recomendações englobam o fortalecimento dos parlamentos para focar nas questões de gênero, o estímulo aos países do G20 para eliminar a pobreza e a discriminação, além de promover a criação de serviços públicos de cuidado e sistemas alimentares sustentáveis. As parlamentares também sugeriram apoiar sistemas abrangentes de cuidado e incentivar políticas que contribuam para a paridade de gênero em cargos eleitos e administrativos. A proposta inclui estimular a compensação dos países menos desenvolvidos pelos impactos das mudanças climáticas que afetam, particularmente, a vida das mulheres.

Benedita da Silva (PT-RJ), coordenadora do evento e da bancada feminina da Câmara, considerou a produção de um documento oficial como uma conquista importante que respaldará a atuação de Lira no P20. Ela ressaltou que, além dos escritos, o evento gerou um sentimento e vontade comum entre as parlamentares para dar continuidade ao trabalho iniciado.

O evento, que reuniu representantes de 26 países e cinco organismos internacionais como a União Interparlamentar, ONU, ONU Mulheres, Mercosul e União Europeia, foi visto como um marco importante para a promoção da igualdade e a representação das mulheres nas grandes questões globais. As resoluções estabelecidas prometem amplificar a voz e o papel das mulheres, não só no combate à crise climática, mas também na busca por um mundo mais igualitário e justo.

Com informações e fotos da Câmara dos Deputados

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade