Nesta terça-feira, 29 de outubro de 2024, Antonio Brito, líder do PSD na Câmara dos Deputados, reafirmou sua intenção de concorrer à presidência da casa legislativa, apesar da movimentação política que ganhou notoriedade nas últimas horas. Este anúncio vem no mesmo dia em que Hugo Motta, representante do Partido Republicanos da Paraíba, formalizou sua candidatura contando com o apoio significativo do atual presidente da Câmara, Arthur Lira, do Progressistas de Alagoas. A posição de Lira não desanimou Brito, que se mantém firme na corrida eleitoral, afirmando que sua determinação não sofreu nenhuma alteração. “Sempre me posicionei firme com a Casa. O presidente [Arthur Lira] já sinalizava com outro candidato, mas para nós não há nenhuma mudança, nós somos candidato do PSD e com fé em Deus e nos deputados poderemos ganhar a eleição”, declarou o deputado baiano.
Brito, que carrega um trajeto político recheado de articulações, está atualmente em tratativas com a bancada do União Brasil e outros partidos, com o intuito de formar um bloco robusto que o apoie na disputa pela liderança da Câmara. Com uma visão conciliadora, ele almeja construir uma candidatura de consenso capaz de atravessar as diferentes ideologias presentes no Congresso. “Eu tenho buscado ser consenso na Casa. Vocês conhecem: eu dialogo com a esquerda, com a direita e com o centro. O consenso não é buscado entre os desiguais, mas buscar pautas comuns a todos que a gente possa defender e colocar em votação na Casa, com previsibilidade, e isso eu vou fazer”, afirmou, destacando a importância de um plano de atuação que una forças em prol de objetivos que representem as vontades coletivas do Legislativo.
Este cenário ocorre simultaneamente ao anúncio da candidatura de Elmar Nascimento, líder do União Brasil, que também lançou seu nome para a presidência da Câmara no mesmo dia. As movimentações evidenciam um ambiente eleitoral competitivo que está estabelecido na Câmara dos Deputados, apontando para uma disputa que promete grandes debates e articulações nos bastidores.
Antonio Brito é um nome que ressoa experiência no âmbito legislativo, com três mandatos como deputado federal em seu currículo. Além disso, ele exerce funções estratégicas na Câmara, sendo coordenador da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, além de comandar a Comissão Externa de Enfrentamento à Tuberculose e presidir o Grupo Parlamentar Brasil-Portugal. Essas atuações reforçam sua capacidade de liderança e seu engajamento em causas de interesse público, que agora almeja expandir ao cargo de presidente da Câmara dos Deputados.
Com informações e fotos da Câmara dos Deputados