A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) deu início a uma nova turma do Projeto + Oportunidade, voltado para capacitar jovens para ingressarem no mercado de trabalho. No ano anterior, 118 Jovens Aprendizes foram qualificados através desse projeto com o apoio de empresas parceiras.
O Projeto + Oportunidade tem como foco os jovens em situação de vulnerabilidade social, identificados pela fiscalização da Semdes, que estão associados ao trabalho infantil e desprotegido. A diretora-geral da Primeira Infância, Criança e Adolescente, Marcia Melo, explicou que o processo de encaminhamento desses jovens para as empresas parceiras é realizado pela Subsecretaria da Primeira Infância, Criança e do Adolescente, que cuida da seleção e análise dos currículos.
Além da capacitação em cursos oferecidos pelo Senac e no programa Jovem Aprendiz, os jovens agora têm a oportunidade de participar do programa Acessuas Trabalho, onde realizam oficinas voltadas para o mundo do trabalho e cursos profissionalizantes. Um dos jovens beneficiados é Vitor Felix, de 20 anos, que está buscando sua primeira oportunidade de emprego e se mostrou animado com os cursos disponíveis.
Os jovens do Projeto + Oportunidade estão sendo encaminhados para se tornarem aprendizes em diversas empresas parceiras, tais como Cesmac, BRA Serviços e Energ, Engenharia Acender, Localine, Veleiro, Mix Mateus, Sindcombustíveis e Abrasel. Na última terça-feira, 40 jovens compareceram à sede da Semdes para receber orientações sobre o projeto, vindos dos bairros do Vergel, Cruz das Almas e Benedito Bentes.
A subsecretária da Infância e do Adolescente, Taciana Flores, ressaltou a importância da oportunidade oferecida aos jovens, destacando a perspectiva de mudança de vida que os programas como o Acessuas Trabalho e o Jovem Aprendiz podem proporcionar. Para mais informações, os interessados podem acessar o site da SEMDES ou entrar em contato diretamente através do telefone disponível no endereço físico indicado.