Acessuas: Um Ano de Transformação para Maceioenses
Neste sábado, o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, conhecido como Acessuas Trabalho, celebra um ano de atividades em Maceió. Desde sua implementação, mais de 900 pessoas passaram por esse programa inovador, que visa capacitar e inserir cidadãos em vulnerabilidade social no mercado de trabalho.
De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), entre maio de 2024 e maio de 2025, 917 maceioenses foram beneficiados em 20 turmas formadas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Alagoas (Senai). Durante esse período, foram promovidas 154 oficinas em diversos centros da Semdes, alcançando uma gama diversificada de participantes.
Um exemplo inspirador é o de Iziane Nayara, que, mesmo enfrentando desemprego desde dezembro, decidiu se inscrever em um curso de auxiliar administrativo oferecido pelo Acessuas. Motivada pela vontade de melhorar a vida de sua família, ela se dedicou integralmente ao curso e, a partir das habilidades adquiridas, conseguiu abrir seu próprio negócio de venda de doces e salgados pela internet. Com um brilho de realização, Iziane compartilha: “Hoje consigo ajudar minha família e realized um sonho”.
O Acessuas oferece cursos variados, incluindo auxiliar administrativo, confeitaria, costura sob medida, mecânica de motos, eletricista, panificação e refrigeração. Essa iniciativa é executada pela Semdes em colaboração com o Senai, que ministra as aulas na unidade do bairro do Poço.
Com a meta de beneficiar um total de 1.700 cidadãos, o Acessuas também se atenta para ações de mapeamento de vagas de emprego, preparação de currículos, e capacitações específicas para entrevistas e identificação de habilidades. Os interessados, com idades entre 14 e 64 anos, podem se inscrever em unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou se informar sobre os procedimentos.
Prioridade é dada a pessoas já inscritas no Cadastro Único para programas sociais, e um olhar especial é direcionado a aquelas que foram afetadas por trabalho infantil, pessoas com deficiência, migrantes e refugiados, mulheres em situações de violência, e à população LGBTQIA+.
Os selecionados recebem orientações e participam de oficinas mensais, e posteriormente são encaminhados a cursos no Senai, com suporte de transporte e alimentação. Nos próximos meses, novas vagas para cursos profissionalizantes serão disponibilizadas, ampliando ainda mais as oportunidades oferecidas pelo programa.