logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Posse dos novos membros do Conselho de Assistência Social de Maceió.

COMPARTILHE

Na última quarta-feira, dia 26 de fevereiro de 2025, ocorreu a solenidade de posse dos membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Assistência Social de Maceió (CMAS). O evento foi realizado no auditório da Prefeitura, situado em Jaraguá, e contou com a presença de representantes do Poder Executivo Municipal e da Sociedade Civil.

Ao todo, 31 conselheiros foram empossados para atuar no biênio 2025/2026. O principal papel desse colegiado é realizar o controle social da Política de Assistência Social, acompanhando e fiscalizando a Política Municipal de Assistência Social e contribuindo para a implementação do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, enfatizou a importância da posse dos novos membros do Conselho para o fortalecimento da Assistência Social em Maceió. Segundo ele, os conselheiros são responsáveis por aprovar as contas municipais relacionadas aos recursos destinados à pasta, assim como o planejamento e a priorização das áreas de atuação.

Por sua vez, a conselheira Jéssica Ribeiro, que representa a Associação Beneficente Santa Lúcia, destacou a relevância do trabalho dos conselheiros. Para ela, fazer parte do Conselho é uma oportunidade de conhecer melhor o terceiro setor e contribuir efetivamente para a política de Assistência Social.

O CMAS de Maceió foi instituído pelas Leis Municipais N° 4.485, de 26 de fevereiro de 1996, e Nº 4.501, de 18 de abril de 1996. Trata-se de um órgão deliberativo e permanente, com composição paritária entre representantes do Poder Executivo Municipal e da Sociedade Civil. O Conselho possui competências normativas e fiscalizadoras dos serviços, programas, projetos e ações da política de Assistência Social no território de Maceió, sendo regulado por um regimento interno.

Nesse sentido, a atuação dos conselheiros torna-se fundamental para garantir a efetividade das políticas públicas de Assistência Social, visando sempre atender às necessidades daqueles que mais precisam. Com o comprometimento e a dedicação dos novos membros do CMAS, espera-se que a gestão da Assistência Social em Maceió seja ainda mais eficiente e inclusiva.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade