O Cadastro Único (CadÚnico) de Maceió retomou os atendimentos nesta segunda-feira (17), após um período de paralisação necessário para migrar os dados das famílias para uma plataforma mais moderna em todo o Brasil. A interrupção também foi aproveitada para capacitar os cadastradores no uso do novo sistema.
Os serviços de inclusão e atualização de dados do CadÚnico foram retomados na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), localizada no bairro Poço, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), nas unidades descentralizadas da Assistência Social (Udas), nos Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centros Pop), na Base de Acolhimento do Bom Parto, no Fundo de Amparo ao Morador (Fam) e no Cadastro Único do Benedito Bentes.
O novo sistema do Cadastro Único traz diversos benefícios, como a simplificação do cadastro das famílias, a interligação de diferentes bases do governo federal, a agilização na inserção e atualização das informações, assim como a prevenção de fraudes cibernéticas. Com a modernização, as informações serão buscadas e incluídas de forma automática e online, garantindo maior precisão e confiabilidade. Além disso, o CPF passará a ser a chave de unicidade do sistema, permitindo a integração com a nova Carteira de Identidade Nacional e outras bases biométricas nacionais.
Para os operadores, o trabalho será simplificado, uma vez que não será mais necessário preencher todo o cadastro manualmente, já que grande parte das informações virá da base nacional. Com isso, a eficiência e a qualidade dos serviços prestados serão aprimoradas.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (SEMDES) está atenta às demandas da população e disponível para atender de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Avenida Comendador Leão, 1.383, no bairro do Poço, em Maceió.