logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Maceió avança na luta contra o racismo com criação do Conselho Municipal

COMPARTILHE

A cidade de Maceió está se preparando para um avanço importante na promoção da igualdade racial. A Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial, está organizando uma reunião no Fórum do Barro Duro nesta quarta-feira (19) para discutir a criação do Conselho Municipal da Igualdade Racial.

Segundo Arísia Barros, coordenadora de Igualdade Racial da Semuc e ativista do Instituto Raízes de África, a reunião tem como objetivo principal mobilizar o Movimento Negro em Maceió para estabelecer o colegiado. Vale ressaltar que Maceió é a única capital do Brasil que ainda não possui um Conselho da Igualdade Racial.

“É fundamental que a capital se engaje nesse processo de promover a equidade e a igualdade. Precisamos unir forças com as instituições de segurança e a Prefeitura para construir esse processo em conjunto”, afirmou Arísia Barros.

A reunião contará com a presença de representantes do Movimento Negro local, da promotora de Justiça do Ministério Público Estadual, Alexandra Beurlen, do Defensor Público Estadual, Isaac Solto, e de representantes da OAB Racial. Durante o encontro, serão apresentadas as diretrizes para que as entidades interessadas possam se candidatar à formação do colegiado.

Além dos participantes mencionados, a reunião é aberta a toda a sociedade civil interessada em promover a igualdade. É fundamental que o poder público e a sociedade civil se unam para construir uma Maceió antirracista, que valorize e respeite as diferentes identidades em busca da equidade.

A criação do Conselho Municipal da Igualdade Racial é um passo importante para promover a inclusão e combater o racismo estrutural na cidade. A iniciativa visa garantir que as políticas públicas sejam mais representativas e inclusivas, levando em consideração a diversidade da população local.

Portanto, a reunião marcada pela Semuc é um marco para Maceió e um passo significativo na luta pela igualdade racial e pela construção de uma sociedade mais justa e diversa. A participação e o engajamento de todos os setores da sociedade são essenciais para o sucesso desse importante projeto.

Com informações de fotos da Prefeitura de Maceió

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade