Os Conselheiros Tutelares do Benedito Bentes tiveram a oportunidade de conhecer de perto o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA), em uma visita realizada na manhã desta quinta-feira (3). A iniciativa teve como objetivo apresentar e divulgar o serviço para os equipamentos sociais ligados à Assistência Social do município de Maceió.
Durante a visita, os psicólogos do Família Acolhedora, Lucas Rocha e Camila Lisboa, conversaram com os conselheiros tutelares sobre a oferta do serviço, suas diretrizes, o processo de seleção e o objetivo da ação, que é alcançar o maior número possível de maceioenses para que conheçam essa modalidade de acolhimento.
Lucas Rocha explicou que a iniciativa do SFA busca atuar em duas frentes de trabalho. A primeira consiste na articulação com a rede de proteção, que tem o papel de garantir os direitos de crianças e adolescentes. Já a segunda frente visa que os Conselhos Tutelares sejam multiplicadores do serviço, atuando como parceiros no processo de divulgação para aumentar o número de famílias candidatas.
A gerente administrativa dos Conselhos Tutelares ressaltou a importância da iniciativa, destacando os benefícios tanto para as crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados, quanto para as famílias acolhedoras. Segundo ela, a visita aos Conselhos Tutelares representa um marco significativo, pois é onde se inicia o atendimento a toda criança e adolescente que teve seus direitos ameaçados ou violados.
O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora funciona de forma temporária, acolhendo uma criança ou adolescente em situação de vulnerabilidade por até 18 meses, até que possam ser reintegrados à família de origem ou encaminhados para adoção. As famílias interessadas passam por uma formação com profissionais antes de assumirem a responsabilidade de cuidar e acolher essas crianças e adolescentes.
Para se tornar uma família acolhedora, é necessário passar por um processo de seleção e capacitação. Os interessados podem preencher um formulário disponível no site da Prefeitura de Maceió, na página da Semdes, e a equipe do serviço entrará em contato para agendar uma reunião e esclarecer dúvidas.
O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora está localizado na Sala 104 do Empresarial Norcon, em Mangabeiras, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, também é possível entrar em contato através do e-mail disponível no site da Prefeitura.