logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Estudo sobre Sistema ILPF em MT orienta produtores para a melhor estratégia de integração.

COMPARTILHE

A recomendação da melhor estratégia de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) para cada fazenda está sendo norteada pelos resultados de diferentes sistemas produtivos. Um dos principais benefícios observados nos sistemas ILPF foi o efeito bordadura, que favoreceu o crescimento das árvores. Além disso, as árvores nos sistemas ILPF apresentaram maior capacidade de estocar carbono em comparação com as árvores em monocultura.

A definição do desenho das árvores no sistema produtivo depende do objetivo do produtor, seja adicionar ou substituir renda. A Embrapa Agrossilvipastoril está concluindo o primeiro ciclo de 12 anos do maior experimento do mundo com sistemas ILPF em Sinop (MT), fornecendo dados que auxiliam na recomendação do uso do componente arbóreo nesses sistemas.

O experimento utilizou o clone de eucalipto H13 devido ao seu crescimento rápido e múltiplos usos. As árvores foram testadas em diferentes arranjos de ILF, IPF e ILPF, além da monocultura como controle. Os resultados mostraram que os sistemas integrados produziram entre 87 m³ e 114 m³ de madeira por hectare ao longo dos 12 anos.

Um dos destaques da pesquisa foi o efeito bordadura observado nas árvores externas dos sistemas integrados, que resultou em maior acúmulo de carbono. O sistema ILPF se destacou nesse aspecto, acumulando cerca de 30 kg de carbono por ano por árvore, em comparação com os 20 kg anuais na monocultura.

Além do carbono estocado na madeira, as árvores nos sistemas produtivos também contribuíram com grandes volumes de carbono na forma de folhas, galhos, serrapilheira e matéria orgânica. Esses resultados, aliados à experiência de produtores em Mato Grosso, fornecem subsídios para a tomada de decisão na implementação de sistemas ILPF.

Conforme a finalização do ciclo de 12 anos, novas etapas do experimento serão iniciadas, incluindo o uso da teca como componente arbóreo do sistema. A análise de mercado para a venda da madeira também é um fator importante a ser considerado no planejamento do sistema. A pesquisa realizada pela Embrapa Agrossilvipastoril destaca a importância da integração de sistemas para promover a sustentabilidade e a produtividade nas propriedades rurais.

Com informações da Embrapa
Fotos: Foto: Gabriel Faria / Embrapa

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade