Nesta semana, a Câmara dos Deputados abriu suas portas para uma iniciativa educativa bastante inspiradora, que reuniu 200 estudantes do ensino fundamental de diversas regiões do Brasil. Durante dois dias, esses jovens passaram pela experiência de atuar como deputados e deputadas mirins, participando ativamente de debates e votações no plenário. Esta foi a 19ª edição do Câmara Mirim, um evento que visa proporcionar aos estudantes uma vivência única das atividades legislativas. Na ocasião, foram aprovados três projetos de lei, que o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), anunciou que serão encaminhados para análise nas comissões permanentes.
Os três projetos debatidos e aprovados durante o evento foram selecionados a partir de 668 propostas submetidas por jovens estudantes. Entre eles, o projeto “Novo Ar, Nova Energia”, criado por Alefe Bispo Café de Salvador, propõe a instalação de aparelhos de ar condicionado em todas as escolas públicas do país, utilizando energia gerada por painéis solares. Outro projeto, denominado “Escola para Todos”, foi idealizado por Francisco Cordeiro Ribeiro de Ibirité. Este sugere a implementação de ambientes mais adequados para alunos surdos e aqueles com transtorno do espectro autista, através de avisos sonoros suaves e luzes com cores calmas. Por último, o projeto de Icaro Filipe Caldas Gomes, de Petrolina, aborda a necessidade de oferecer saneamento básico a pessoas em situação de vulnerabilidade social que ocupam terrenos urbanos.
As discussões nos comitês precederam as deliberações no Plenário. O jovem Elton Lima, por exemplo, destacou a importância do projeto de instalação dos aparelhos de ar-condicionado nas escolas, afirmando que essa medida pode criar um ambiente de aprendizagem mais agradável e propício para os estudantes. Já Alicia Dauer se posicionou a favor do projeto de saneamento básico, destacando a dignidade que tais serviços representariam para os ocupantes de terrenos, que não estão nessas condições por escolha própria.
Vinicius Casalvara, um dos estudantes relatores, compartilhou sua satisfação em participar do evento, afirmando que foi uma experiência enriquecedora que ele gostaria que outros jovens pudessem também vivenciar. “Foi muito legal, desde as discussões até a oportunidade de falar em um lugar tão importante”, refletiu ele.
A sessão do Câmara Mirim foi aberta pelo deputado Reginaldo Veras (PV-DF), que ressaltou o valor educativo do evento, permitindo que os estudantes experimentem o processo legislativo e o exercício pleno da cidadania. Para Veras, a atividade demonstra que, apesar das divergências ideológicas, a Câmara pode efetivamente produzir projetos que visam o bem-estar social, inspirando uma nova geração a se engajar em ações cidadãs significativas.
Com informações e fotos da Câmara dos Deputados