No último final de semana dedicado à Independência do Brasil, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), localizado em Arapiraca, acolheu um total de 414 pacientes. Os dados referentes aos atendimentos realizados desde as primeiras horas do sábado (7) até às 23h59 do domingo (8) foram divulgados nesta segunda-feira (9).
Dentre os atendimentos realizados, 124 vítimas de acidentes de trânsito foram assistidas no HEA. Do total, 66 casos envolviam quedas ou colisões com motocicletas. Além disso, três atendimentos foram registrados para pessoas que caíram de bicicleta e outros quatro que se feriram em capotamentos. A unidade hospitalar também prestou assistência a cinco vítimas de atropelamento e 46 envolvidas em colisões automobilísticas.
Durante o fim de semana, o HEA também atendeu seis pacientes feridos em acidentes de trabalho, além de sete vítimas de intoxicação exógena, 21 usuários com luxações ou entorses e 27 com ferimentos por pancadas.
Na questão de agressões, a unidade de saúde registrou seis casos, incluindo vítimas de agressão corporal, arma branca e arma de fogo. Além disso, foram atendidas sete pessoas que sofreram mordidas de animais, sendo seis de cachorro e uma de gato. O hospital também assistiu uma pessoa picada por abelha, três por insetos e oito por escorpião.
Ao longo do final de semana, foram registrados atendimentos para casos de quedas de animal, queimaduras, vítimas de queda da própria altura e quedas de altura. Além disso, foram realizados 15 procedimentos cirúrgicos e oito exames de tomografia computadorizada nos plantões do sábado e do domingo no HEA. A unidade é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e é considerada a maior unidade hospitalar do interior do Estado.
Com informações e fotos da Sesau/AL













