A Prefeitura de Maceió promoveu o 1º Simpósio Municipal de Fortalecimento da Proteção à Pessoa Idosa, evento organizado pela Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc). Realizado no auditório do Senai Poço, o simpósio teve como objetivo discutir políticas públicas voltadas para a valorização dos idosos, além de abordar questões como denúncias, enfrentamento ao etarismo e saúde.
Durante o evento, a secretária da Semuc, Ana Paula Mendes, destacou a importância de integrar as atividades do Simpósio ao Junho Violeta, mês dedicado ao combate e enfrentamento à violência contra os idosos. Ela ressaltou a necessidade de informar e conscientizar estudantes, sociedade civil, cuidadores e servidores sobre os direitos e garantias das pessoas idosas, visando proporcionar uma vida saudável e digna.
Especialistas na temática, representantes do Ministério Público Estadual e delegados da Polícia Civil de Alagoas participaram do evento, fornecendo informações sobre os canais de denúncia disponíveis. Em 2023, Alagoas registrou mais de 30 casos de violência contra idosos, incluindo denúncias de violência patrimonial, moral e física.
Uma das participantes do Simpósio, a atleta alagoana Carminha Cruz, de 66 anos, enfatizou a importância do evento para que os idosos se sintam seguros e capacitados a denunciar qualquer tipo de violência. Ela compartilhou sua experiência pessoal, destacando como a prática esportiva a ajudou a superar momentos difíceis e a alcançar diversos títulos esportivos.
A titular da Semuc concluiu ressaltando a relevância do Simpósio como um momento educativo e esclarecedor, capaz de disseminar informações sobre os projetos da Prefeitura de Maceió e os direitos das pessoas idosas. O evento visa combater a falta de informação, promovendo a saúde e o envelhecimento saudável da população idosa.
Essa iniciativa, que abordou temas fundamentais para a proteção e acolhimento dos idosos, reforça o compromisso da Prefeitura de Maceió em promover a dignidade e o bem-estar dessa parcela da população, garantindo seus direitos e segurança.
Com informações de fotos da Prefeitura de Maceió