Um avanço significativo está em marcha no planejamento da infraestrutura de transportes no Brasil. No dia 18 de dezembro, o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, fará a apresentação da Avaliação Estratégica do Plano Nacional de Logística (PNL) 2050. Este documento visa estabelecer uma visão abrangente e a longo prazo para o sistema de transportes no país.
A Avaliação Estratégica é o resultado de um meticuloso diagnóstico da situação atual da infraestrutura de transporte brasileira. Esse diagnóstico inclui a identificação de problemas, lacunas e oportunidades de melhoria. O trabalho foi conduzido ao longo de 2025 através de um extenso processo de engajamento social, que abarcou consultas públicas, reuniões técnicas nas cinco regiões do Brasil, além de pesquisas qualitativas com representantes do setor produtivo.
Um dos aspectos importantes da apresentação será a assinatura de uma portaria que estabelecerá uma nova consulta pública. O objetivo é ouvir a voz da sociedade sobre os pontos abordados na Avaliação Estratégica do PNL 2050, criando um canal aberto para contribuições e sugestões.
O PNL 2050 integra o Planejamento Integrado de Transportes (PIT) e se baseia no princípio de buscar uma matriz de transportes mais equilibrada. Isso implica promover a intermodalidade, estimulando o uso de diferentes modos de transporte que apresentem maior eficiência operacional e econômica. A ideia é que essa abordagem traga melhorias significativas na movimentação de cargas e passageiros pelo país.
Além de Santoro, diversas autoridades do setor de transporte participarão do evento, como a secretária Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse; o secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro; o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos; o secretário-executivo do Ministério de Portos e Aeroportos, Tomé França; e a secretária Nacional de Planejamento do Ministério do Planejamento e Orçamento, Virgínia de Angelis.
Para os jornalistas que desejam acompanhar o evento, não é necessário credenciamento prévio. A apresentação ocorrerá no auditório da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em Brasília, a partir das 10h. O evento representa uma oportunidade única para contribuir com o futuro da logística e infraestrutura de transportes no Brasil.
Com informações e Fotos do Ministério dos Transportes












