logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Turismo Internacional nas Américas Atinge 97% dos Níveis Pré-Pandêmicos, Diz ONU Turismo

COMPARTILHE

A Organização Mundial do Turismo (ONU Turismo) anunciou que o turismo internacional recuperou 96% dos níveis pré-pandêmicos até julho de 2024, um mês de férias de verão no hemisfério norte. Esse notável retorno é atribuído à forte demanda na Europa e à reabertura de mercados na Ásia e no Pacífico. Dados recentes indicam que aproximadamente 790 milhões de turistas viajaram internacionalmente nos primeiros sete meses de 2024, um aumento de 11% em relação a 2023, e apenas 4% abaixo dos números de 2019. Esses resultados estão em linha com a previsão da ONU Turismo de uma recuperação completa das chegadas internacionais ainda em 2024.

O secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, enfatizou a importância desse desenvolvimento. Segundo ele, “o turismo internacional está a caminho de consolidar sua recuperação total da maior crise da história do setor”. Pololikashvili observou que essa recuperação ocorre apesar de uma série de desafios econômicos e geopolíticos, destacando a forte demanda por viagens internacionais e a eficácia das medidas para melhorar as conexões aéreas e aliviar as restrições de visto.

Na América, o turismo internacional alcançou 97% dos níveis observados antes da pandemia, conforme o relatório da ONU Turismo. O Oriente Médio destacou-se como a região com maior crescimento relativo, com chegadas internacionais 26% acima dos números de 2019 nos primeiros sete meses de 2024. Na Europa, as chegadas recuperaram 99% dos números pré-pandêmicos. No mesmo período, 67 de 120 destinos ao redor do mundo já alcançaram ou superaram os níveis de chegadas de 2019. Entre esses destinos, Catar teve um aumento de 147%, enquanto a Albânia apresentou crescimento de 93%, e El Salvador de 81%. Outros destaques incluem a Arábia Saudita, Moldávia e Tanzânia com crescimentos expressivos.

Quando se trata de receitas do turismo internacional, 47 dos 63 países analisados pela ONU Turismo recuperaram os valores pré-pandêmicos nos primeiros seis meses de 2024. Destinos como a Albânia e a Sérvia mais que dobraram suas receitas em comparação com 2019, apresentando aumentos de 128% e 126%, respectivamente. Outros países como Tajiquistão, Paquistão, Montenegro, Macedônia do Norte e Portugal também relataram crescimentos substanciais. A Turquia e Colômbia tiveram aumentos de 55% e 54%, respectivamente, em suas receitas do turismo internacional.

Os dados de exportação no turismo internacional para 2023 foram revisados e mostram que as receitas atingiram um total de US$ 1,8 trilhão, incluindo transporte de passageiros, praticamente igualando os níveis pré-pandêmicos. Em termos de gastos internacionais com turismo, os primeiros sete meses de 2024 registraram um aumento notável, especialmente de mercados como Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido. A Austrália, Canadá e Itália também apresentaram aumentos significativos nos seus gastos com turismo no período.

Além disso, o PIB direto do turismo recuperou os níveis de 2019 em 2023, totalizando uma estimativa de US$ 3,4 trilhões e representando 3% do PIB global. Esses dados refletem uma robusta recuperação do setor de turismo, indicando o retorno das atividades turísticas internacionais a níveis pré-pandêmicos.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade