Desde este último sábado, 18 de maio, os devotos de Santa Teresinha do Menino Jesus estão tendo a honra de acolher as relíquias da Santa das Rosas no território arquidiocesano de Maceió.
Esta visita faz parte da programação do jubileu dos 154 anos de nascimento da Santa e dos 100 anos de sua canonização. As relíquias estão em peregrinação no Brasil até o final deste ano, proporcionando uma oportunidade única para os fiéis brasileiros expressarem sua devoção.
Acolhida e Peregrinação
Vindas de Camaragibe, Pernambuco, as relíquias foram recebidas na Paróquia São Pedro Pescador, localizada na Praia do Francês, em Marechal Deodoro, na tarde de sábado, 18 de maio. Em seguida, as relíquias seguirão para a Comunidade Santa Teresinha, no bairro Massagueira, onde uma vigília de oração será realizada até o meio-dia do domingo, 19 de maio.
No domingo, a imagem de Santa Teresinha será transportada em carro aberto do Corpo de Bombeiros em uma carreata até o Ginásio Lauthenay Perdigão, no Trapiche da Barra. Lá, milhares de fiéis participarão do Encontro de Pentecostes, onde poderão venerar as relíquias durante toda a tarde.
Após a Missa de Encerramento da solenidade, as relíquias serão entregues na Paróquia Universitária Santa Teresinha de Lisieux, no bairro Farol, onde permanecerão para veneração até o dia seguinte.
Itinerário das Relíquias
Na segunda-feira, 20 de maio, as relíquias passarão por diversos locais significativos:
– Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Assunção (Farol)
– Catedral Metropolitana de Maceió (Centro)
– Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus (Serraria)
– Paróquia Divino Espírito Santo (Jatiúca)
Na terça-feira, 21 de maio, as relíquias serão levadas ao Carmelo Santa Teresinha, no bairro de Riacho Doce, em Maceió, onde ficarão expostas para veneração até quinta-feira, 23 de maio. Após isso, serão levadas para a cidade de Propriá, em Sergipe.
Sobre o Relicário
O relicário contém um pedaço do fêmur e ossos do pé de Santa Teresinha, a freira carmelita francesa que viveu entre 1873 e 1897. Esta é a quarta vez que a urna com as relíquias de primeiro grau visita o Brasil. As relíquias são consideradas uma expressão da dimensão missionária da santa, que desejava percorrer a terra e anunciar Jesus Cristo, conforme informou a Ordem dos Freis Carmelitas Descalços no Brasil à ACI Digital.
A peregrinação das relíquias ao Brasil foi solicitada pela Ordem dos Freis Carmelitas Descalços do Brasil à basílica de Santa Teresinha em Lisieux, França. Segundo os carmelitas, o itinerário da peregrinação foi organizado a partir da presença do Carmelo Descalço no Brasil, em locais de referência onde os frades, as monjas e os carmelitas seculares estão presentes. Além disso, outros locais foram incluídos para permitir a participação dos fiéis, seja por proximidade ou conveniência.
Santa Teresinha de Lisieux
Santa Teresinha de Lisieux, nascida Marie-Françoise-Thérèse Martin em 2 de janeiro de 1873, em Alençon, França, foi a filha mais nova de Louis e Zélie Martin. Após a morte de sua mãe, foi criada por seu pai junto com suas irmãs.
Aos 15 anos, entrou no Carmelo de Lisieux, adotando o nome Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face. Viveu uma vida de simplicidade e oração, desenvolvendo a “pequena via” de espiritualidade, focada em realizar pequenas ações com grande amor.
Escreveu “História de uma Alma”, onde descreve sua espiritualidade e experiências, enfatizando a confiança plena em Deus.
Morreu de tuberculose aos 24 anos, em 30 de setembro de 1897. Foi canonizada em 1925 pelo Papa Pio XI e proclamada Doutora da Igreja em 1997 pelo Papa João Paulo II.
É uma das santas mais populares do catolicismo, conhecida por sua “pequena via” e por ser padroeira das missões. Suas relíquias e escritos continuam a inspirar milhões de fiéis ao redor do mundo.
Celebrações Jubilares
A visita das relíquias de Santa Teresinha ao Brasil ocorre no contexto de dois importantes jubileus: a celebração dos 150 anos do nascimento da santa, comemorado em janeiro de 2023, e a celebração dos 100 anos de sua canonização, que ocorrerá em 2025. Essas datas marcam momentos significativos na história e na devoção à Santa Teresinha do Menino Jesus, proporcionando aos fiéis uma oportunidade especial para renovar sua fé e devoção.
A peregrinação das relíquias de Santa Teresinha pelo Brasil é um evento de grande importância espiritual, trazendo uma chuva de bênçãos e renovação de fé para os devotos. A visita oferece um momento único para venerar uma das santas mais amadas e respeitadas do cristianismo, cuja vida e legado continuam a inspirar milhões de pessoas ao redor do mundo.