logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Corpus Christi é celebrado com missas e tradicional procissão em Maceió

COMPARTILHE

A solenidade de Corpus Christi será celebrada nesta quinta-feira (30) com uma programação especial no centro de Maceió. Este evento anual, ansiosamente aguardado pelos fiéis, inclui missas matinais e uma procissão à tarde, considerada a única litúrgica e obrigatória pela Igreja Católica.

Na Catedral Metropolitana, as celebrações começam com uma missa às 9h, seguida por um período de Adoração ao Santíssimo Sacramento até as 16h. A procissão do Corpus Christi inicia logo após, partindo da Rua do Sol e passando pelas Praças Deodoro e Palmares, até chegar à Praça Dom Pedro II, conhecida também como Praça da Catedral.

Durante o percurso, haverá três paradas para bênçãos: na Igreja do Bom Jesus dos Martírios, na Praça Deodoro e no Antigo Arcebispado. Para acomodar o evento, as ruas do centro estarão fechadas das 14h às 20h. A celebração também será marcada pela confecção dos tradicionais tapetes de serragem colorida, sobre os quais os peregrinos caminham enquanto o sacerdote leva o ostensório com a hóstia consagrada.

A procissão será concluída com uma Missa Campal às 18h, em frente à Catedral, na Praça da Assembleia Legislativa. Cristina Costa, devota da Igreja de São Padre Pio na Cidade Universitária, explica o significado da procissão: “Para mim, caminhar neste evento é como refazer o percurso do povo de Deus no deserto, em busca da terra prometida. Alimentando-me do corpo de Cristo na Santa Eucaristia, procuro estar em comunhão com Ele, pois Ele é o caminho, a verdade e a vida; só por Ele conseguiremos a salvação”, ressalta.

A preparação para a solenidade incluiu um Tríduo, realizado de segunda-feira (27) a quarta-feira (29) na Igreja do Rosário, localizada na Rua do Sol. A programação contou com missas diárias às 6h, seguidas por Adoração ao Santíssimo Sacramento até as 16h, culminando com uma segunda missa que reuniu fiéis de várias paróquias da Arquidiocese.

0

LIKE NA MATÉRIA