Festa de Nossa Senhora dos Prazeres em Maceió: Programação e Detalhes
A Arquidiocese de Maceió celebra, de 17 a 27 de agosto, a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, Padroeira da cidade e da catedral metropolitana. Este ano, a festa inclui novidades, como o “pré-festa” no dia 16 de agosto, com uma carreata e abertura do novenário.
A programação começa no dia 17, com a Procissão da Bandeira às 18h, partindo do Quartel da Polícia na Praça da Independência, e culmina na Catedral. O tema do evento, “Maria, Virgem feita Igreja, Mãe dos sacerdotes”, contará com a presença de bispos e arcebispos, além de Dom Beto Breis, Arcebispo Metropolitano, que fará um convite especial para que todos celebrem juntos.
Diariamente, haverá:
- Oração das Laudes às 8h
- Confissões e Adoração ao Santíssimo Sacramento das 8h às 12h
- Santa Missa ao meio-dia e às 15h, com participação das Foranias
- Novena e Santo Terço às 18h, seguidos pela Santa Missa às 19h
Os fiéis são convidados a trazer um quilo de alimento não-perecível, que será destinado às obras sociais da Arquidiocese. Nos dias 24 e 25, ocorrerá uma ação social para apoiar pessoas em situação de rua, oferecendo serviços como café da manhã, cuidados de beleza e saúde.
A festa culmina em um evento grandioso no dia 27 de agosto, com uma Missa Festiva às 6h, confissões das 8h às 16h, e uma missa solene às 9h presidida pelo Secretário Geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers. Após mais duas missas, às 12h e 15h, ocorrerá a grande Procissão, a partir da Catedral até o Estacionamento do Jaraguá, onde acontecerá um show de evangelização com a Banda Adoração e Vida.
A concentração para a procissão será em frente à Catedral. O pároco, padre Antônio Júnior, destaca a importância das novas ações, como a carreata e o apoio social. O evento é uma oportunidade para renovar a fé e se unir em oração, especialmente voltando-se a Maria como Mãe dos sacerdotes.
História e Devoção a Nossa Senhora dos Prazeres
A devoção a Nossa Senhora dos Prazeres tem suas raízes no século XVI, em Portugal, e chegou a Alagoas no século XVIII. A paróquia foi estabelecida em Maceió em 1819, e a atual catedral foi inaugurada em 1859. A imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, uma oferta do Barão de Atalaia, é do século XIX e permanece na Catedral desde então, exceto por um breve período para restauração em 2014.
Neste momento de celebração, todos são convidados a renovar sua fé e se unir em prece pela Arquidiocese e pelos sacerdotes, em um espírito de comunhão e devoção.
Para mais informações e detalhes sobre a programação, consulte as redes sociais da Arquidiocese e da Catedral Metropolitana.
Com informações e fotos da Arquidiocese de Maceió

