O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA) está desenvolvendo o projeto Nossa Praia, por meio da Gerência de Educação Ambiental (Gedam), com o objetivo de promover a conscientização e preservação das praias de Maceió e São Miguel dos Milagres. Recentemente, foram entregues 60 lixeiras e 36 porta-bitucas aos barraqueiros ambulantes da orla de Maceió, e instaladas dez novas placas display com sacolas em locais de acesso às praias de maior fluxo de banhistas em São Miguel dos Milagres.
Os ambulantes parceiros da orla de Maceió foram beneficiados com cinco lixeiras e três porta-bitucas cada, como forma de incentivar a manutenção de um espaço de trabalho limpo e organizado, além de sensibilizar para a importância da gestão de resíduos sólidos em ambientes costeiros. A consultora ambiental do IMA, Mirella Cavalcante, destacou a receptividade dos ambulantes em relação aos materiais e ressaltou a importância do reforço que as lixeiras e porta-bitucas representam para a manutenção da limpeza das praias.
Em São Miguel dos Milagres, as instalações das placas display ocorreram em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do município, em pontos estratégicos das praias mais frequentadas. Para garantir a efetividade do projeto, são realizadas vistorias regulares nos pontos parceiros, com um diálogo constante com os ambulantes e banhistas, que fornecem feedbacks sobre a funcionalidade e adesão dos equipamentos.
A consultora Mirella Cavalcante também revelou que há planos de expandir a iniciativa para outras praias, tanto no litoral norte quanto no sul de Alagoas, visando abranger um maior número de locais de preservação. A recomendação para os banhistas é utilizar corretamente os materiais disponibilizados, colaborando assim para a preservação das praias do estado.
Essas ações do projeto Nossa Praia reforçam a importância da conscientização ambiental e da cooperação de todos os envolvidos na manutenção da limpeza e preservação das praias de Alagoas. É fundamental que parcerias como essa sejam incentivadas e expandidas para garantir um ambiente mais saudável e sustentável para as presentes e futuras gerações.
Com informações e fotos da Semarh/AL