A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um alerta máximo nesta segunda-feira, dia 19, devido à intensificação das chuvas que têm atingido o estado de Alagoas. A previsão meteorológica aponta para acumulados significativos de precipitação, acompanhados de rajadas de vento, especialmente nas regiões da Zona da Mata e Litoral, que inclui a Região Metropolitana de Maceió. Existe a possibilidade de que essas condições climáticas adversas persistam até a terça-feira, dia 20.
Diante desse cenário, a população é orientada a redobrar a atenção para os riscos de alagamentos, elevação dos níveis dos rios e deslizamentos de terra em áreas de encosta. A Semarh está monitorando as condições meteorológicas em tempo real, utilizando modelos numéricos de previsão do tempo e imagens de satélite para melhor avaliar o impacto da chuva.
Recentemente, registros mostram que, em apenas 72 horas, a capital Maceió acumulou um volume de chuvas que ultrapassa o que era esperado para todo o mês de maio. Regiões como a Zona da Mata e outras áreas do estado, como o Agreste e o Sertão, devem apresentar chuvas de intensidade entre fracas e moderadas.
Além dos alagamentos em áreas urbanas que já enfrentam problemas de drenagem, a Semarh também alerta sobre a elevação dos níveis dos rios e lagoas, o que pode predispor a novos alagamentos. O risco de deslizamentos de terra permanece elevado em encostas, onde o solo saturado pode levar a desastres naturais.
Os cidadãos são encorajados a evitar transitar por áreas afetadas pela água e a manter-se atualizados por meio de comunicados oficiais. Em casos de emergência, a defesa civil pode ser contatada pelo número 199, e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Semarh permanece em regime de plantão 24 horas, atuando no monitoramento e na emissão de boletins atualizados que visam orientar as ações do Governo do Estado, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e prefeituras municipais. Além disso, a Semarh ressalta que novas atualizações poderão ser liberadas a qualquer momento, conforme a evolução das condições climáticas. Informações sobre o tempo e o estado dos principais rios podem ser acessadas diretamente pelo site da Semarh, que disponibiliza dados em tempo real para a população.
Com informações e fotos da Semarh/AL