logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

MEC promove seminário para avaliar eficácia das cotas em universidades brasileiras.

COMPARTILHE

O Ministério da Educação (MEC) está promovendo um seminário nos dias 7 e 8 de agosto em Brasília para discutir a eficácia da política de cotas raciais nas universidades. O objetivo é conhecer as experiências adotadas pelas universidades e identificar mecanismos que possam garantir a adequação de candidatos às políticas de reservas de vagas.

Segundo o secretário substituto da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), Cleber Santos Vieira, o seminário terá como foco a apresentação de estudos que analisaram a dinâmica das comissões de heteroidentificação nas instituições federais de ensino superior. Além disso, serão discutidas as expectativas da comunidade acadêmica, representada por pró-reitores de graduação e ensino.

Vieira enfatiza que o objetivo do evento é reconhecer e valorizar o trabalho realizado pelas instituições ao longo dos anos, ouvindo suas experiências e debatendo os métodos usados para efetivar a política de cotas. Ele ressalta a importância de respeitar a autonomia das instituições de ensino que já têm seus próprios mecanismos para implementar as cotas raciais.

Atualmente, as bancas e comissões de heteroidentificação têm diferentes formas de operar, e a intenção do MEC com o seminário é buscar padrões que possam ser seguidos, sempre respeitando a autonomia das instituições federais de educação. Essa iniciativa visa a valorizar e respeitar o histórico de cada instituição no que diz respeito à política de cotas raciais.

Em resumo, o seminário busca estimular o diálogo e a troca de experiências entre as universidades, visando aprimorar a efetividade das políticas de cotas raciais e garantir um processo mais uniforme e transparente de heteroidentificação dos candidatos. A intenção é criar diretrizes e orientações que possam ser adotadas por todas as instituições de ensino, sem desconsiderar a individualidade e autonomia de cada uma delas.

Com informações da EBC
Fotos:

© Marcello Casal jr/Agência Brasil

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade