O estudo inédito reúne pesquisadores do Brasil, Estados Unidos, Japão, Indonésia e Bolívia para investigar a relação entre microbiota oral, doenças periodontais e cirrose hepática. A pesquisa envolve o Cesmac, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA/UFAL), a Universidade Guarulhos (UNG), a RS Master Saúde, o Institute of Science Tokyo, a Universitas Gadjah Mada e a Technical University of Oruro.
O Cesmac participa através de docentes dos cursos de Medicina e Odontologia, além de uma discente de iniciação científica e da professora egressa do Mestrado Profissional em Pesquisa em Saúde, Juliana Brasil. Este envolvimento reforça o compromisso institucional com a formação acadêmica e a pesquisa internacional.
Ao investigar as alterações bacterianas na cavidade oral de pacientes com cirrose hepática, os pesquisadores identificaram padrões microbiológicos relacionados à inflamação gengival e à progressão da doença hepática. Os resultados mostraram que pacientes com gengivite associada à cirrose apresentaram aumento significativo da carga bacteriana supragengival, especialmente de microrganismos do “complexo vermelho”, fortemente ligado a doenças periodontais.
Além disso, pacientes com doença hepática compensada apresentaram maior proporção de patógenos periodontais em comparação àqueles com cirrose avançada, sugerindo que a microbiota oral varia conforme a gravidade da doença. O estudo também revelou assinaturas microbianas distintas em diferentes regiões da cavidade oral, destacando a importância da saúde bucal nas doenças sistêmicas.
Os resultados ampliam a compreensão da interação entre saúde bucal e doenças hepáticas, oferecendo perspectivas para diagnóstico e acompanhamento clínico. A participação do Cesmac reitera seu compromisso com a produção científica de excelência e a inovação em saúde, consolidando sua presença na pesquisa global.
A pesquisa foi coorientada pelas professoras Magda Feres (Harvard School of Dental Medicine) e Belen Retamal-Valdes (Universidade de Guarulhos e Technical University of Oruro), e incluiu colaborações da Universidade Federal do Paraná e do professor Luiz Alexandre Penteado (Curso de Odontologia). A egressa Joyce também contribuiu, evidenciando o fortalecimento da internacionalização da ciência no Brasil, especialmente no Nordeste, através de redes colaborativas de instituições de renome mundial.
Com informações e fotos do CESMAC





