O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Universidade Federal do Pará (UFPA) firmaram um acordo de cooperação para a criação da Casa BNDES na COP30, que ocorrerá de 10 a 21 de novembro de 2025. O espaço estará localizado no conjunto arquitetônico dos Mercedários, que está passando por restauração com um investimento de R$ 36,3 milhões do BNDES, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A formalização da parceria ocorreu em Belém com a assinatura por representantes do BNDES e da UFPA. O evento contou com a presença de diversas autoridades e representantes de instituições envolvidas no projeto. Após a assinatura, ocorreu uma visita guiada às obras.
O Convento dos Mercedários, construído em 1640 e refeito em 1748, é um importante conjunto arquitetônico no centro histórico de Belém. A restauração está sendo realizada com base em um projeto do Laboratório de Conservação, Restauro e Reabilitação da UFPA e foi submetido à chamada pública Resgatando a História, no âmbito do Fundo Cultural do BNDES. O projeto também conta com o apoio do Instituto Cultural Vale e da UFPA, além de parcerias com a Fadesp, fundação de apoio da UFPA.
O BNDES prioriza o investimento na restauração do patrimônio histórico, considerando-o essencial para a preservação da cultura brasileira. O conjunto arquitetônico abrigará a Galeria de Arte da UFPA, uma livraria, um Museu de Ciências do Patrimônio Cultural, um projeto de ensino da Escola de Música e um novo auditório com capacidade para 175 pessoas. A conclusão da restauração parcial e da pintura externa é prevista para a COP30, e as obras devem continuar até junho de 2027, com foco na Igreja de Nossa Senhora das Mercês.
O Mercedários é um espaço da UFPA voltado para a conservação do patrimônio cultural e será aberto ao público, promovendo ações acadêmicas e extensão universitária. A restauração é um esforço conjunto que tem como objetivo destacar a importância histórica do local.
Com informações e fotos do BNDES