O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 192 milhões à Alloha Fibra, por meio do programa BNDES Fust, para a expansão da rede de dados de alta capacidade (banda larga fixa) em 81 municípios nos estados do Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro e Sergipe.
O projeto abrangerá 401 mil domicílios na área de cobertura, com a previsão de conectar 88 mil deles à rede de fibra óptica da Giga Mais, marca da Alloha Fibra. A expectativa é beneficiar mais de 300 mil pessoas com o acesso à internet por conexão de banda larga.
As novas conexões visam impulsionar a economia nas regiões atendidas pelos investimentos. A conectividade de alta capacidade é essencial para o desenvolvimento local, pois facilita o acesso a negócios, educação e serviços de saúde.
O programa BNDES Fust tem como objetivo estimular a expansão, o uso e a melhoria das redes e serviços de telecomunicações, além de reduzir as desigualdades regionais. Recentemente, a Alloha Fibra celebrou um contrato para receber R$ 148 milhões em recursos, que estão sendo utilizados para expandir a disponibilidade de serviços de banda larga fixa em 18 municípios no Maranhão e 9 no Pará.
Com esses dois projetos, a Alloha Fibra busca levar infraestrutura de conectividade a regiões com acesso limitado à internet de qualidade, promovendo a digitalização dessas localidades. Até o segundo semestre de 2026, a empresa planeja atender quase mil cidades no Brasil.
O Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), criado pela Lei 9.998/00, tem como objetivos estimular a expansão e melhorar a qualidade das redes e serviços de telecomunicações, reduzir desigualdades regionais e promover novas tecnologias de conectividade para desenvolvimento econômico e social. O Fust é administrado pelo Conselho Gestor do FUST, que aprova, acompanha e fiscaliza os Planos de Aplicação de Recursos (PAR) submetidos pelos agentes financeiros.
A Alloha Fibra é o maior grupo independente de fibra óptica FTTH (fiber to the home) do Brasil, a quarta maior operadora de telecomunicações em extensão de fibra óptica e quarta em banda larga fixa em número de clientes. Presente em mais de 860 cidades de 22 estados, a empresa é líder em mais de 100 delas, conectando mais de 1,6 milhão de brasileiros com sua rede de fibra óptica que se estende por mais de 150 mil quilômetros.
Com informações e fotos do BNDES