logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Polícia Federal adquire helicópteros para intensificar combate a crimes ambientais na Amazônia

COMPARTILHE

A Polícia Federal firmou, no dia 1º, um contrato de locação de dois helicópteros para atividades de combate a crimes ambientais e outras irregularidades na região amazônica. A locação e os custos operacionais dos helicópteros estão alinhados com o Plano AMAS (Amazônia: Segurança e Soberania), iniciativa que conta com recursos do Fundo Amazônia, administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O contrato com o BNDES, no valor de R$ 318,5 milhões, busca fortalecer a segurança pública na Amazônia e intensificar o combate a organizações criminosas envolvidas no desmatamento ilegal e suas conexões na região. A proposta inclui ações de inteligência para mapear toda a cadeia criminosa.

Os helicópteros, do modelo BELL 412EP, são reconhecidos por sua robustez e eficiência em missões de transporte de tripulantes e equipamentos. As aeronaves serão baseadas em Manaus (AM) e operarão sob a supervisão do Centro de Cooperação Policial Internacional para a Amazônia (CCPI-Amazônia), que reúne forças de segurança federais dos estados que compõem a Amazônia Legal e de países da região.

O Plano AMAS é uma das principais estratégias do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) e foi instituído em julho de 2023, visando fortalecer a presença das forças de segurança na área. O comitê gestor do AMAS é composto por representantes de diversos órgãos, como a Secretaria Nacional de Segurança Pública, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, além de ministérios e dos nove estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Com informações e fotos do BNDES

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade