Uma nova unidade de produção de etanol à base de milho será implantada no município de Canarana (MT) com um financiamento aprovado no valor de R$ 500 milhões, oriundos do Fundo Clima. O projeto é da Alvorada Bioenergia, pertencente ao Grupo Agrícola Alvorada, e a capacidade de produção da nova usina é estimada em até 222 mil m³ de etanol por ano, além de 147 mil toneladas de grãos secos de destilaria (DDGS) e 8 mil toneladas de óleo bruto.
A construção da planta utilizará uma tecnologia inovadora fornecida pela empresa alemã Volgelbush, a qual já foi utilizada com sucesso em usinas na Argentina e nos Estados Unidos. Esta será a primeira grande instalação industrial na região da BR-158, que atualmente é dominada pela pecuária bovina. O empreendimento irá assegurar uma demanda contínua pelo milho comercializado e armazenado pela Alvorada, contribuindo para a geração de aproximadamente 300 empregos diretos e indiretos, além de fomentar a economia local.
O projeto está alinhado às diretrizes de descarbonização da economia, visando a redução da emissão de poluentes atmosféricos e gases de efeito estufa. O Grupo Agrícola Alvorada, fundado em 2002, tem uma capacidade de recebimento diário de grãos estimada em 88.500 toneladas e uma capacidade de estocagem total de cerca de 1,8 milhão de toneladas, operando 19 unidades de armazenamento em 12 municípios do estado de Mato Grosso. Atualmente, a empresa emprega 772 colaboradores, com a adição de cerca de 300 trabalhadores sazonais.
Com informações e fotos do BNDES