O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiará R$ 40 milhões, através do programa BNDES Fust, para um projeto da North Telecomunicações Ltda. O objetivo é proporcionar conexão de banda larga à internet para 20 escolas públicas em Minas Gerais, beneficiando mais de 2.700 alunos. A iniciativa inclui a instalação de 270 quilômetros de rede de transporte de alta capacidade em fibra óptica, atendendo 6 municípios e 11 localidades, principalmente na Região do Vale do Jequitinhonha.
Os investimentos estão organizados em duas iniciativas. A primeira, intitulada “Conectividade para Escolas Públicas”, visa à construção de 403 quilômetros de rede de fibra óptica e ao suporte de conectividade por, no mínimo, 24 meses. Esta etapa permitirá a conexão de escolas localizadas em municípios como Alvorada de Minas, Angelândia, e Diamantina, entre outros, resultando na criação de aproximadamente 10 mil novas conexões na região.
A segunda iniciativa do projeto foca na construção de uma rede de transporte de alta capacidade em fibra óptica, totalizando cerca de 270 quilômetros, para atender municípios como Congonhas do Norte e Senador Modestino Gonçalves, dentre outros. A estimativa é que essa expansão viabilize 8 mil novas conexões.
A North Telecomunicações Ltda, fundada em 1998, possui mais de 9 mil km de infraestrutura de backbone, atendendo a mais de 56 mil domicílios, 300 provedores regionais de internet e aproximadamente 500 empresas e prefeituras.
O Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), criado pela Lei 9.998/00, busca estimular a expansão e a qualidade das redes de telecomunicações, reduzir desigualdades regionais e fomentar novas tecnologias de conectividade. Desde outubro de 2023, o BNDES já aprovou R$ 616,7 milhões para 10 projetos do Fust, abrangendo 232 municípios em 12 estados, contemplando a expansão da internet de banda larga para 229 escolas públicas e beneficiando mais de 30 mil alunos.
Com informações e fotos do BNDES