O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 240 milhões pelo programa BNDES Mais Inovação, destinado ao plano de investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação da Biolab Sanus Farmacêutica, localizada em São Paulo. Este projeto abrange a criação de inovações com novas fórmulas, associações e aplicações, além de medicamentos genéricos para o tratamento de diabetes e hipertensão, que chegarão ao mercado com um preço final pelo menos 35% inferior ao do medicamento referência, conforme a legislação aplicável.
A empresa prioriza o desenvolvimento de medicamentos inovadores utilizando moléculas raras no mercado global. Um exemplo é a síntese de um medicamento inédito a partir de uma substância encontrada no veneno da aranha armadeira, voltado para o tratamento de disfunção erétil, que está sendo desenvolvido com a colaboração de parceiros e já demonstrou resultados promissores.
Além disso, estão previstas melhorias em medicamentos existentes, visando maior eficiência, segurança e facilidade de uso para os consumidores. Entre os medicamentos apoiados, estão incluídos anti-hipertensivos, anestésicos, e tratamentos para depressão, ansiedade, transtorno bipolar e doença de Alzheimer.
O programa BNDES Mais Inovação tem se mostrado essencial para aumentar o investimento na indústria farmacêutica, alinhando-se aos objetivos de uma nova política industrial que visa promover um complexo industrial mais resiliente, reduzindo a vulnerabilidade da política de saúde.
A Biolab Sanus Farmacêutica, fundada em 1997 com capital 100% nacional, ocupa atualmente a 10ª posição em faturamento no mercado farmacêutico de varejo e a 5ª posição no ranking de prescrição médica, que representa 55% desse mercado. A empresa é líder no segmento de Cardiologia, com quase 15% de participação nas prescrições médicas desse grupo terapêutico. As atividades de pesquisa e desenvolvimento são realizadas em quatro centros próprios, três em São Paulo e um no Canadá.
Com informações e fotos do BNDES