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Expansão da Linha 2 do Metrô promete tranferências mais rápidas e redução de emissões em SP

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O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 2,4 bilhões para a primeira fase da expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, que atualmente conecta Vila Madalena a Vila Prudente. O investimento total em obras civis é de R$ 7,8 bilhões. A expansão contempla um trecho entre as estações Vila Prudente e Penha, que permitirá a integração da Linha 2-Verde com a Linha 3-Vermelha do Metrô e a Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A operação comercial nesta nova seção está prevista para iniciar em dezembro de 2028, com uma expectativa de aumento na demanda de 320 mil passageiros por dia útil. O projeto envolve a construção de 8,3 km de vias e 8 novas estações, além de uma base de manutenção e estacionamento.

Além deste financiamento, o BNDES já disponibiliza R$ 3,6 bilhões para a aquisição de 44 trens, com custo total de R$ 4 bilhões, sendo 22 composições para a Linha 2 e outras 22 para as linhas afetadas pelas obras.

Após a conclusão total da expansão, a expectativa é que o tempo médio de viagem de Vila Prudente à Penha seja reduzido em 35% e o tempo médio de espera para embarque na Linha 2-Verde diminuído em 22%. As transferências nas estações Sé, Brás e Luz devem facilitar a passagem para 120 mil passageiros por dia. A obra também deve aumentar em 30% os pontos comerciais nas dependências da Linha 2-Verde, reduzir a ocupação de passageiros por metro quadrado na Linha 3-Verde em 38% e evitar a emissão de 41,6 mil toneladas de CO₂ por ano.

O BNDES, com foco no apoio à mobilidade urbana, já financiou desde 2000 um total de R$ 27,6 bilhões para a modernização e a expansão do sistema de transporte sobre trilhos de São Paulo. São nove linhas foram aprovadas, beneficiando 2,5 milhões de pessoas por dia, e espera-se que, com a conclusão das obras em andamento, esse número aumente em 1,1 milhão de usuários.

Em relação a todos os modais de mobilidade urbana, entre 2000 e 2024, o BNDES aprovou R$ 40,2 bilhões em financiamentos para 18 projetos com investimento total de R$ 67,7 bilhões. Esses projetos incluem a aquisição de 1.300 ônibus elétricos e 263 trens, a ampliação de infraestrutura com 89 km de trilhos e 17 km de BRT, além da reforma e modernização de 38 trens e 203 km de trilhos. Os sistemas de transporte atendem atualmente 4,1 milhões de usuários diariamente, com a previsão de ampliar o atendimento para mais 1,7 milhão de usuários.

No total, 52 projetos foram aprovados entre 2000 e 2024, resultando em um financiamento de R$ 63,1 bilhões do BNDES para um investimento total de R$ 103 bilhões. Esses projetos têm como objetivo a ampliação de frota e infraestrutura do transporte público, com impacto significativo no atendimento diário a milhões de usuários, além da modernização de trens e trilhos em todo o Brasil.

Com informações e fotos do BNDES

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