O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, a Itaipu Binacional e a Petróleo Brasileiro S.A. entregaram uma carta com propostas para os líderes que compõem o G20. O evento ocorreu no Espaço Kobra, na região portuária do Rio, onde foram apresentadas 32 contribuições abordando temas como transição energética, combate à fome e à pobreza, e reforma da governança global.
O documento será incorporado à Declaração do G20 Social, que será entregue durante o encerramento do fórum neste sábado. As empresas signatárias manifestaram o compromisso em promover uma economia regenerativa e equitativa, vislumbrando impactos positivos à população e às cadeias produtivas brasileiras, além de fomentar uma economia de baixo carbono mediante parcerias com organizações que atuam de maneira socialmente e ambientalmente responsável.
A carta também enfatiza a intenção de melhorar o acesso da população às políticas públicas e contribuir para a superação da pobreza e desigualdades. Igualmente, ressalta a importância da troca de conhecimentos entre países que enfrentam desafios semelhantes, além de discutir questões relacionadas à justiça climática e diversidade de povos.
O ato de entrega da carta contou com a presença de diversos executivos das entidades mencionadas.
Para acessar o conteúdo integral da carta, clique aqui.
Com informações e fotos do BNDES