- Curso de capacitação em desenvolvimento será ministrado este ano, com etapas presenciais no Brasil e no Chile, além de aulas online.
- Formação é voltada a empregados ou ex-empregados de instituições e órgãos públicos latino-americanos, com foco em atividades de financiamento ao desenvolvimento.
Fruto de uma cooperação técnica entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), a Escola de Governo e Desenvolvimento Maria da Conceição Tavares publica, nesta data, o edital de convocação de 60 candidatos para a sua primeira turma. A escola visa a capacitação em desenvolvimento econômico, social e ambiental, tanto no Brasil quanto nos demais países da América Latina.
A formação busca preparar profissionais para que possam lidar com os desafios atuais da América Latina e do Caribe, propondo melhorias na governança, fortalecimento das capacidades institucionais e criação de espaços de diálogo social. O programa é apresentado como um espaço rigoroso e transformador para formar lideranças comprometidas com o futuro da região.

Foto: Divulgação BNDES
A capacitação é estruturada para atender as especificidades socioculturais e econômicas dos países latino-americanos, orientando a execução de políticas públicas e formas sustentáveis de financiamento, além de formar lideranças para enfrentar as grandes oportunidades e desafios do desenvolvimento econômico, social e ambiental da região.
O curso será realizado em três etapas ao longo deste ano. A primeira, em junho, consistirá em cinco dias de atividades presenciais na sede do BNDES, no Rio de Janeiro. A segunda etapa, online, terá duração de 11 semanas, de junho a agosto, com aulas ao vivo. A etapa final ocorrerá em setembro, com dois dias de atividades presenciais na sede da Cepal, em Santiago, no Chile.
Não haverá taxas de inscrição ou participação, porém os custos com deslocamento e hospedagem nas etapas presenciais serão de responsabilidade dos participantes ou de suas instituições. Serão oferecidas 30 vagas para participantes do Brasil e outras 30 para participantes de outras nacionalidades latino-americanas, priorizando a diversidade de gênero e étnico-racial, assim como a diversidade de países de origem entre os não brasileiros.
As atividades incluirão aulas magnas, conferências, aulas teóricas online e oficinas práticas, organizadas em quatro eixos: crescimento na nova era da globalização e geopolítica; transformação produtiva, emprego e sustentabilidade; desigualdade e mobilidade social; e governança e diálogo social.
A capacitação é direcionada a empregados ou ex-empregados de bancos públicos de desenvolvimento ou instituições e órgãos públicos afins da América Latina, preferencialmente envolvidos em atividades de financiamento ao desenvolvimento. É necessária graduação superior em qualquer área, além de fluência em português ou espanhol, e é recomendado nível intermediário de compreensão e leitura em inglês.
Cooperação – Em um acordo de cooperação técnica, celebrado em novembro de 2024, o BNDES, a Cepal e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) estabeleceram a criação da Escola de Governo e Desenvolvimento Maria da Conceição Tavares. A iniciativa busca fortalecer as capacidades do Estado para o desenvolvimento, atualizando e modernizando abordagens, com o intuito de preparar o quadro pessoal do Estado para os desafios e oportunidades do século XXI.
O edital e o formulário de inscrição estarão disponíveis no site da Escola de Governo e Desenvolvimento Maria da Conceição Tavares, das 12h do dia 31 de março de 2025 até as 23h59 do dia 25 de abril de 2025 (horário de Santiago do Chile).
Foto: Fernando Frazão – Agência Brasil
Com informações e fotos do BNDES