O consórcio Rota Verde Goiás foi selecionado para a gestão de 426 km de rodovias federais (BR-060/452/GO), que conectam as cidades de Goiânia, Rio Verde e Itumbiara, em Goiás. Os trechos são essenciais para o escoamento da produção agropecuária da região, que conta com um terminal ferroviário nas proximidades de Rio Verde. Durante o leilão realizado na B3, em São Paulo, o consórcio ofereceu um desconto de 18,07% sobre o valor de face da tarifa base.
O projeto, estruturado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), prevê investimentos de aproximadamente R$ 4 bilhões ao longo de 30 anos. As iniciativas incluem exploração, conservação, manutenção, melhoramentos e ampliação da infraestrutura dos trechos concedidos. As melhorias previstas envolvem a adição de 20 km de faixa em pista duplicada perto de Goiânia, 32 km de duplicações e 102 km de terceiras faixas na BR-452/GO, além da construção de vias marginais em áreas urbanas e a implementação de Ponto de Parada e Descanso para caminhoneiros.
A atuação do BNDES na estruturação de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPP) é enfatizada como parte de uma estratégia para aumentar investimentos em infraestrutura no Brasil, com menor dependência de recursos do Tesouro, buscando captar fundos diretamente no mercado.
Com informações e fotos do BNDES