O consórcio 4UM-Opportunity-BR-364/RO foi o vencedor do leilão realizado na B3, em São Paulo, para a concessão de 687 km de rodovias federais, especificamente a BR-364/RO. Este trecho é considerado o principal corredor logístico para o escoamento de grãos entre as cidades de Goiânia, Rio Verde e Itumbiara, ligando ainda as principais cidades de Rondônia, como Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná e Ariquemes até Porto Velho.
A rodovia é crucial para o transporte de cargas como soja, milho, combustíveis e produtos derivados, utilizando os terminais de Porto Velho e a Hidrovia do Madeira, que integra o Corredor Logístico Norte. O consórcio apresentou um desconto de 0,05% sobre a tarifa base.
O projeto prevê investimentos de aproximadamente R$ 6,3 bilhões ao longo de 30 anos, abrangendo a exploração, conservação, manutenção, melhoramentos e ampliação da infraestrutura de transportes nos trechos concedidos. As obras incluem a duplicação de 108 km da via, adição de 191 km de terceiras faixas, construção e adequação de 34 km de vias de acesso às instalações hidroviárias de Porto Velho, além da implantação de vias marginais em travessias urbanas e a criação de 3 Pontos de Parada e Descanso para caminhoneiros.
De acordo com informações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), esta concessão representa a primeira iniciativa rodoviária em Rondônia, com possível impacto positivo na economia local e na segurança dos residentes na região. O investimento também é visto como uma forma de otimizar recursos do orçamento público, permitindo a destinação de investimentos em outras áreas.
Com informações e fotos do BNDES