logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Caravana do BNDES promove escuta ativa para fortalecer iniciativas sociais em comunidades periféricas

COMPARTILHE

O Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES) promoveu, no dia 30 de outubro, no Compaz Escritor Ariano Suassuna, em Recife, a primeira escuta ativa do projeto BNDES Periferias. O evento, que contou com a participação de 30 organizações da sociedade civil, foi voltado a representantes de projetos sociais da região metropolitana.

O objetivo da caravana é aprofundar o conhecimento sobre as realidades, dificuldades e potenciais das organizações, visando subsidiar futuras chamadas públicas do BNDES Periferias. Essa iniciativa reúne diversas ações do Banco com foco na redução de desigualdades sociais em áreas urbanas periféricas. O evento incluiu dinâmicas, rodas de diálogo e discussões sobre temas específicos do setor.

De acordo com a diretora Socioambiental do BNDES, as informações coletadas durante a escuta fortalecerão a atuação do BNDES nas periferias, permitindo ações mais efetivas e com maior impacto social.

A chefe do Departamento de Inclusão Produtiva e de Educação do BNDES destacou que o BNDES Periferias abrange um conjunto de ações voltadas para territórios periféricos. Já foram realizadas ações focadas na geração de renda, com a intenção de desenvolver novas medidas eficazes.

A primeira chamada pública do BNDES Periferias, lançada em março, destina até R$ 100 milhões para projetos que incentivem o empreendedorismo em áreas urbanas periféricas, sendo R$ 50 milhões provenientes de recursos não reembolsáveis do Fundo Socioambiental do BNDES.

Um segundo ciclo do BNDES Periferias, com os mesmos recursos disponíveis, foi anunciado no início de outubro, com inscrições abertas até 31 de janeiro de 2025. Podem participar entidades privadas sem fins lucrativos que operam em projetos similares nos territórios contemplados. Este novo ciclo apoiará iniciativas em favelas e comunidades periféricas dentro do Programa Periferia Viva do Ministério das Cidades.

A gerente do Departamento de Inclusão Produtiva e de Educação do BNDES afirmou que a ação em Recife marca o início de um processo de engajamento com as organizações, com planos de visitas a outras cidades no Norte e Nordeste. A Caravana seguirá para Salvador (BA) no dia 6 de novembro e, posteriormente, para Belém (PA) em dezembro.

Com informações e fotos do BNDES

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade