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Brasil cria banco de projetos para transformar a mobilidade urbana em 21 regiões metropolitanas

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Foram identificados cerca de 400 projetos de mobilidade urbana de média ou alta capacidade. Essa iniciativa visa criar o primeiro banco de projetos de corredores de transporte coletivo no Brasil.

O Boletim Informativo nº 3 do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU) apresenta os avanços no diagnóstico da mobilidade urbana em 21 regiões metropolitanas. Com aproximadamente 40% do estudo concluído, foram levantados 400 projetos com investimentos estimados em mais de R$ 600 bilhões, valor que supera o déficit de R$ 300 bilhões estimado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Os dados coletados serão incorporados ao primeiro banco de projetos de transporte coletivo de média ou alta capacidade (TPC-MAC) do país, composto por projetos prioritários para as 21 regiões metropolitanas. Entre os tipos de transporte envolvidos estão trens, metrôs, veículos leves sobre trilhos (VLT) e Bus Rapid Transit (BRT).

O planejamento urbano prioritiza a melhoria da qualidade de vida, visando reduzir o tempo de deslocamento e os impactos ambientais, como a emissão de gases efeito estufa. Consultores estão analisando criticamente as propostas, a fim de garantir que os investimentos atendam à demanda projetada para os próximos 30 anos e identificar sobreposições ou desatualizações em projetos existentes.

As análises para as 21 regiões metropolitanas devem ser concluídas entre abril e junho, com resultados finais e metodologia de priorização disponíveis até dezembro. Resultados parciais serão publicados ao longo do processo.

O Boletim também apresenta um diagnóstico detalhado sobre a mobilidade urbana, abrangendo planejamento, transparência, cobertura do transporte público coletivo (TPC), integração tarifária, emissões de poluentes e segurança no trânsito. O estudo mostra que apenas Goiânia, Grande Vitória e Recife tratam o transporte público de forma integrada, permitindo que, nessas regiões, o usuário pague uma tarifa única.

Além disso, São Paulo e Belo Horizonte se destacam por disponibilizarem informações operacionais completas na internet. O Rio de Janeiro é a única região metropolitana em que mais de 30% da população reside a menos de 1 km das estações de TPC-MAC.

O Boletim Informativo nº 3 também inclui um estudo de caso sobre a mobilidade urbana na região metropolitana de Nova Iorque. As regiões metropolitanas analisadas abrangem Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Santos, Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Distrito Federal, Salvador, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Teresina, São Luís, Fortaleza, Belém e Manaus.

O boletim está disponível em www.bndes.gov.br/enmu.

Com informações e fotos do BNDES

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