Para promover uma escuta ativa com organizações sociais das comunidades e favelas de Salvador (BA), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) realizou a 2ª edição da “Caravana BNDES Periferias” no dia 6 de novembro, com a participação de mais de 40 organizações da capital baiana e da região metropolitana. O objetivo do encontro foi ouvir as principais demandas dessas entidades da sociedade civil e planejar futuras ações sociais da instituição.
O evento ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), no bairro Costa Azul, e incluiu uma oficina, dinâmicas de grupo e rodas de diálogo sobre temas específicos. As informações coletadas servirão para subsidiar futuras chamadas públicas do BNDES, relacionadas à promoção de qualidade de vida e redução de desigualdades sociais em periferias urbanas do país. A atividade contou com a participação da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades.
A diretora Socioambiental do BNDES destacou que o BNDES Periferias é resultado de um diálogo iniciado em 2023 com as comunidades, ressaltando a importância de adaptar ações às realidades locais. As diretrizes desse programa visam fortalecer a atuação do BNDES nas periferias por meio de ações mais efetivas e com maior impacto social nas chamadas públicas que serão lançadas em 2025.
A chefe do Departamento de Inclusão Produtiva e Educação do BNDES explicou que o programa começou, inicialmente, com uma caravana pelas regiões Norte e Nordeste para identificar os principais desafios enfrentados por essas organizações. O objetivo é que as informações coletadas contribuam para o desenvolvimento de iniciativas mais eficazes e eficientes.
A primeira chamada pública do BNDES Periferias, lançada em março de 2023, destina até R$ 100 milhões para projetos que fomentem o empreendedorismo em territórios periféricos urbanos. A iniciativa inclui R$ 50 milhões em recursos não reembolsáveis do Fundo Socioambiental do BNDES. Doze propostas foram selecionadas para a fase dois do programa. A segunda chamada pública, com o mesmo valor, foi aberta em outubro e permanecerá com inscrições até janeiro de 2025.
O BNDES Periferias seleciona propostas de instituições sem fins lucrativos em duas frentes: Polos BNDES Periferias, focada na construção e revitalização de espaços para integração e geração de emprego e renda, e Trabalho e Renda da Periferia, voltada para diagnósticos, capacitações e aporte de recursos.
As próximas paradas da caravana, após Salvador, incluirão as cidades de Belém (PA), São Luís (MA) e Manaus (AM). As inscrições para apresentação de projetos no 2º Ciclo do BNDES Periferias estarão abertas até 31 de janeiro de 2025, incentivando propostas que envolvam diversidade racial e que beneficiem especialmente negócios de mulheres e jovens.
Com informações e fotos do BNDES