O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estima aprovar até R$ 30 bilhões em financiamentos para concessões de rodovias em 2023. A projeção foi apresentada pela diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do Banco, que destacou que em 2022 foi registrado um ano recorde, com R$ 23,5 bilhões de crédito aprovado para o setor rodoviário, em comparação com a média histórica que varia entre R$ 3 bilhões e R$ 5 bilhões por ano.
O aumento no volume de aprovações é atribuído a um novo mecanismo desenvolvido para destravar os investimentos em rodovias, que otimiza as concessões existentes em vez de relicitar. Essa abordagem pode resultar em um montante de investimentos entre R$ 100 bilhões e R$ 120 bilhões.
O Brasil possui o maior volume de concessão rodoviária no mundo, sustentado por um arcabouço regulatório que atrai investidores. Historicamente, a média era de 1,8 leilão por ano, mas em 2022 ocorreram sete leilões, e para 2025 estão previstos 15 leilões, que devem movimentar R$ 163 bilhões em investimentos em uma rede de quase 8,5 mil quilômetros.
Dois marcos importantes foram destacados em 2022: o financiamento da Rodovia Presidente Dutra, que liga as duas maiores cidades do país, e a publicação, a pedido do Ministério dos Transportes, de uma carta aos investidores detalhando as condições de financiamento para a BR-381 em Minas Gerais, o que resultou em um leilão bem-sucedido após tentativas frustradas desde 2012.
Recentemente, foi adotada a mesma estratégia de apoio aos investidores para a concessão da Rota Agro Norte, que é um trecho da BR-364 em Rondônia. O BNDES oferece diferentes formas de apoio financeiro, incluindo financiamento direto ou indireto, subscrição de debêntures e garantias fidejussórias, abrangendo necessidades como recuperação e melhorias no sistema rodoviário, construção de praças de pedágio e investimentos socioambientais, com exclusões para gastos com desapropriação e equipamentos não credenciados.
Com informações e fotos do BNDES