logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

BNDES e China Development Bank firmam empréstimo histórico em moeda chinesa para impulsionar investimentos.

COMPARTILHE

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) formalizou um contrato com o China Development Bank (CDB), que é o maior banco de desenvolvimento do mundo, para a primeira operação de empréstimo em moeda chinesa, Renmimbi (RMB). O valor do empréstimo é de RMB 5 bilhões, aproximadamente R$ 4 bilhões, com prazo de até três anos.

Os recursos serão destinados a apoiar investimentos do BNDES em diversos setores da economia brasileira e visam ampliar a cooperação em moeda local entre Brasil e China, um tema relevante nas discussões entre países do BRICS. Além disso, a operação tem potencial para fomentar o comércio bilateral entre as nações.

Desde 1997, o BNDES desenvolve uma parceria histórica com a China, resultando em colaboração em projetos de interesse mútuo. A possibilidade de empréstimos em moeda chinesa é considerada um avanço na diversificação das opções disponíveis para empresários brasileiros, especialmente para exportadores, uma vez que oferece proteção cambial natural.

O ano de 2024 é significativo para as relações Brasil-China, marcando 50 anos de relações diplomáticas e 20 anos da criação da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN). A nova parceria entre o BNDES e o CDB reforça e revigora essa relação consolidada ao longo das décadas.

Com informações e fotos do BNDES

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade