Publicidade

Publicidade

BNDES e BRDE firmam parceria para impulsionar projetos de infraestrutura e desenvolvimento regional.

COMPARTILHE

  • Parceria entre o BNDES e o BRDE visa promover o compartilhamento de conhecimento e melhores práticas em soluções e estruturação de projetos entre as duas instituições

  • Iniciativa busca promover ganhos de escala aos projetos de infraestrutura e impulsionar o desenvolvimento regional

O Diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES e o presidente do BRDE firmaram um novo Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre as instituições, em reunião na sede do BNDES. A parceria terá vigência de 36 meses e objetiva promover o compartilhamento de informações, práticas e processos para apoiar estados e municípios na identificação, seleção, concepção e estruturação de projetos de concessão e parceria pública-privada (PPP).

Com a formalização do acordo, o BNDES e o BRDE buscam ampliar seu escopo de atuação e diversificar suas fontes de conhecimento, beneficiando-se mutuamente das melhores práticas, metodologias e lições aprendidas em projetos de PPPs e concessões, além do conhecimento específico da região. O ACT visa também fomentar iniciativas que fortaleçam o desenvolvimento regional e a infraestrutura do país, através da busca de soluções estruturantes de maior escala para os projetos de concessão. Estão previstas ações como treinamentos, capacitações e pesquisas para intercâmbio de conhecimentos, sem repasse de recursos entre as instituições.

O Diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES destacou que a cooperação com o BRDE é de longa data, e o acordo dará continuidade e aprofundará essa parceria. Ele mencionou a atuação do BRDE na iniciativa de reconstrução do Rio Grande do Sul, sublinhando que a alocação de recursos em regiões específicas deve ser realizada por instituições locais que compreendem melhor a realidade regional. O diretor ressaltou ainda a importância dos bancos de desenvolvimento em situações de extremos climáticos, afirmando que investimentos em adaptação, infraestrutura e realocação são fundamentais, dado o alto risco que o mercado privado não está disposto a assumir.

O presidente do BRDE destacou que o acordo de cooperação técnica, além de aprimorar o conhecimento e a expertise da equipe, colaborará com as ações da instituição. Ele também reconheceu a importância do trabalho de reconstrução no estado, mencionando os recursos alocados e a atuação do BNDES, que estabeleceu um escritório temporário na região durante 30 dias.

Com informações e fotos do BNDES

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade