Serão financiados projetos alinhados ao Fundo Clima e ao Novo PAC, além de infraestrutura para a COP-30, em Belém, e para a reconstrução do Rio Grande do Sul.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Asian Infrastructure Investment Bank (AIIB) assinaram, em 18 de novembro, um Memorando de Entendimento durante a Cúpula de Líderes do G20. O acordo prevê a disponibilização de R$ 16,7 bilhões do AIIB ao BNDES para investimentos no Brasil.
A assinatura ocorreu na Marina da Glória e contou com a presença de representantes do BNDES e do AIIB. O objetivo do memorando é complementar o financiamento de projetos alinhados ao Fundo Clima e ao Novo PAC, com foco em integrar economicamente o Brasil e a Ásia em áreas como infraestrutura de transporte, conectividade energética e digital, além de água e saneamento.
As instituições também colaborarão em financiamentos para a reconstrução do estado do Rio Grande do Sul e em projetos de desenvolvimento urbano e infraestrutura social voltados para a realização da COP-30. A cooperação busca mobilizar capital privado para esses projetos de infraestrutura.
O AIIB é um banco multilateral focado no desenvolvimento da Ásia, com sede em Pequim, na China, e membros de todo o mundo, incluindo o Brasil.
Com informações e fotos do BNDES