O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) manifestou interesse em analisar o projeto da Unidade de Recuperação Triunfo do Xingu (URTX), que propõe a restauração de mais de 10 mil hectares de vegetação nativa. O BNDES considera a possibilidade de financiar o projeto, vinculado à instituição vencedora do processo licitatório para concessão florestal. A manifestação foi formalizada em um ofício assinado pela diretora Socioambiental do Banco.
A concessão, com prazo de 40 anos, visa a recuperação de 10,3 mil hectares de vegetação nativa e está alinhada às metas de preservação ambiental estabelecidas pelo Acordo de Paris. O BNDES apoia iniciativas do setor florestal por meio de programas como BNDES Florestas e Fundo Clima, que financiam práticas sustentáveis, como manejo florestal e cultivo de espécies nativas.
O edital para a concessão florestal foi publicado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará. O projeto da URTX integra as ações do Plano Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa (PRVN) e possibilita a exploração de créditos de carbono florestal, serviços ambientais, produtos madeireiros e não madeireiros e serviços florestais.
É importante destacar que a manifestação de interesse do BNDES não implica em garantia de concessão de crédito, uma vez que a análise para possível financiamento dependerá de diversos fatores, como risco de crédito, questões jurídicas e a aderência do projeto às diretrizes do Banco.
Com informações e fotos do BNDES