A Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí (BADESPI) foi credenciada para atuar no repasse de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Este credenciamento é parte de uma estratégia para ampliar o acesso ao crédito para micro, pequenas e médias empresas (MPME), que, até setembro de 2024, já contavam com mais de 261 mil operações aprovadas, totalizando mais de R$ 62 bilhões.
Com a BADESPI, o número de agentes financeiros autorizados a operar com as soluções de crédito do BNDES ultrapassa 80, incluindo bancos comerciais, bancos de desenvolvimento, bancos cooperativos e cooperativas de crédito. Até setembro de 2024, essas instituições foram responsáveis por cerca de 95% do total de operações aprovadas para MPME pelo BNDES.
A BADESPI tem como foco o desenvolvimento econômico e social do estado do Piauí, oferecendo apoio financeiro a pequenos e médios negócios locais por meio de linhas de crédito com condições facilitadas e suporte técnico. A agência busca estimular o crescimento de empresas que impactam positivamente a economia e promovem a geração de empregos, além de promover a inclusão financeira e o fortalecimento de setores estratégicos.
O credenciamento da BADESPI é considerado um marco significativo para o fortalecimento do acesso ao crédito na região, visando facilitar a viabilização de recursos acessíveis e promover oportunidades de crescimento para os empreendedores piauienses, reconhecendo as MPMEs como motores importantes para a geração de emprego, renda e inovação.
Com informações e fotos do BNDES