O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um apoio financeiro de R$ 7,3 bilhões para a EcoRioMinas Concessionária de Rodovias S.A. Este investimento será direcionado a três rodovias federais (trechos da BR-116, BR-465 e BR-493) entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, beneficiando 36 municípios. Desse montante, R$ 663,4 milhões são oriundos da linha de crédito Finem, destinada a projetos de investimento, enquanto R$ 6,6 bilhões se referem a debêntures subscritas pelo Banco, em uma emissão coordenada em conjunto com BTG Pactual e Bradesco.
O leilão realizado em maio de 2022 estabeleceu um investimento total de R$ 15 bilhões até 2030 para a rodovia que conecta a Região Metropolitana do Rio de Janeiro a Governador Valadares (MG). As obras prometem gerar mais de 24 mil empregos diretos e indiretos. O projeto é considerado estratégico para o setor rodoviário.
Com os recursos obtidos, a EcoRioMinas planeja adquirir novos equipamentos, sistemas e veículos, aumentando a capacidade da rodovia para lidar com o crescente volume de tráfego. As obras incluem a duplicação de 303,2 km de vias e a construção de mais de 255 km de faixas adicionais em trechos críticos. Também está prevista a criação de 85 km de vias marginais para redução de congestionamentos, especialmente na Serra Rio-Teresópolis.
Além disso, o projeto compreende a recuperação do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro e a implementação do sistema de cobrança freeflow na Região Metropolitana. Medidas de segurança, como a construção de passagens inferiores, rotatórias e barreiras de proteção, também estão previstas. Para os pedestres, será implantada uma infraestrutura com 462 pontos de parada para ônibus e 75 passarelas ao longo do trajeto, visando diminuir acidentes. O projeto também contempla a construção de ciclovias, promovendo uma mobilidade mais sustentável.
Para mitigar os impactos ambientais ao longo do percurso, o projeto inclui a construção de passagens de fauna e barreiras acústicas para reduzir o ruído em áreas residenciais, utilizando materiais que minimizam o som.
A estrutura da operação financeira conta com várias séries de debêntures, incluindo uma na modalidade backstop, que pode ser substituída por emissões futuras em condições mais vantajosas. A primeira série, no valor de R$ 1,350 bilhão, foi integralizada recentemente, com 50% do volume adquirido pelo mercado.
O trecho sob concessão possui 727 km de extensão e representa a única rota terrestre para contornar a Baía de Guanabara, oferecendo acesso à Região dos Lagos e às regiões Norte e Nordeste do Brasil. Essa rodovia é essencial para o transporte e movimentação econômica, conectando o Rio de Janeiro a Governador Valadares, além de ser amplamente utilizada para o escoamento de mercadorias entre os dois estados, com destaque para os setores agrícola e de mineração.
A EcoRioMinas é controlada pela EcoRodovias Concessões e Serviços S.A., uma das principais empresas de infraestrutura do Brasil e líder no segmento de concessões rodoviárias. Atualmente, a EcoRodovias administra 4.800 quilômetros de rodovias em oito estados, incluindo trechos estratégicos como o Sistema Anchieta-Imigrantes e a Ecoponte, responsável pela Ponte Rio-Niterói.
Com informações e fotos do BNDES