A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) está inovando e ampliando os serviços oferecidos pela assistente virtual Nise, visando facilitar a vida de contribuintes e contadores. Agora, três novos serviços estão disponíveis, permitindo esclarecer dúvidas sobre malhas fiscais, declarações fiscais e notificações emitidas pela Superintendência de Inovação e Conformidade Fiscal (Sicof) de forma totalmente digital.
Essa novidade já está ativa e pode ser acessada a qualquer dia e horário, com o usuário recebendo a resposta por e-mail em até dois dias úteis. Para ter acesso a esses serviços, basta acessar o site da Sefaz (www.sefaz.al.gov.br), o aplicativo Sefaz Conectada ou o canal da Nise no Telegram.
Com a atualização, a Nise agora oferece suporte para questões relacionadas a cruzamentos de dados que identificam inconsistências em declarações e obrigações tributárias, além de orientação sobre a Escrituração Fiscal Digital (EFD ICMS/IPI) e a Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação Tributária (DESTDA). Também são fornecidas informações sobre comunicados da Sicof, indicando possíveis infrações e os procedimentos para regularização.
Essa iniciativa faz parte da modernização e digitalização dos serviços prestados pelo órgão, buscando oferecer mais praticidade aos cidadãos, com linguagem acessível e prazos definidos de resposta. A gerente de Atendimento ao Contribuinte da Sefaz, Ana Karla, ressalta que o objetivo é tornar o acesso à informação mais rápido e eficiente, evitando deslocamentos e longas esperas por retorno.
Para utilizar os novos serviços, o usuário deve acessar a Nise e selecionar a opção 6 do menu principal: “Declarações, Malhas e Documentos Fiscais”, onde poderá escolher entre as opções de Malhas Fiscais, Declarações e Notificações Sicof. Essa iniciativa mostra o comprometimento da Sefaz-AL em melhorar o atendimento e proporcionar mais agilidade e eficiência aos contribuintes e contadores.
Com informações e fotos da Semarh/AL